- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Petição Sobreiro – Árvore Nacional de Portugal

Está disponível para assinatura a petição para atribuição ao sobreiro do estatuto simbólico de Árvore Nacional de Portugal [1] cujo texto reproduzimos em baixo.
Apoie o movimento “Sobreiro: Árvore Nacional de Portugal” assinando e divulgando a petição criada para o efeito. Mantenha-se atento às novidades no blogue da campanha [2] e na página do Facebook [3]

As associações Transumância e Natureza [4] e Árvores de Portugal pretendem, com o presente comunicado, lançar um movimento que visa desencadear o processo de atribuição ao sobreiro do estatuto simbólico de Árvore Nacional de Portugal.
Para fundamentar esta pretensão, encontram-se, entre outros, os seguintes motivos:

As duas associações que subscrevem este documento tudo farão para que, futuramente, se possam juntar a este movimento, diversas instituições nacionais e todos os cidadãos a título individual que assim o desejem, incluindo todos os que, directa ou indirectamente, estão relacionados com a cultura do sobreiro e com os produtos e serviços que dependem desta espécie e das formações vegetais que domina, com especial destaque para a indústria corticeira.

Estamos cientes que, apesar da vigência do Decreto-Lei n.º 169/2001, há ainda um longo caminho a trilhar, junto das diversas instâncias da sociedade, para se conseguir uma sensibilização que conduza a uma efectiva preservação desta espécie e dos valores biológicos, paisagísticos, económicos e culturais associados à mesma.

A classificação do sobreiro como Árvore Nacional de Portugal, poderia, em adição ao simbolismo do acto, ajudar a tornar mais visíveis os graves problemas associados, no presente, à cultura e preservação desta espécie, contribuindo, desta forma, para aumentar a pressão no sentido de se alcançarem as soluções necessárias para os mesmos.

Algodres, 30 de Outubro de 2010

Associação Transumância e Natureza
Associação Árvores de Portugal

Os signatários

6 Comments (Open | Close)

6 Comments To "Petição Sobreiro – Árvore Nacional de Portugal"

#1 Comment By maria celeste ramos On 16/03/2011 @ 0:46

é mais do que nacional
não sei se haverá noutras longitudes – mas não deixa de ser deitada abaixo pelos mnistros do Turismo e do Ambiente para construir Campos de Golf-mcor

#2 Comment By José Alberto Pereira On 16/03/2011 @ 1:09

É de toda a justiça este título. Somos os maiores produtores de cortiça do Mundo e tal deve-se, obviamente, ao sobreiro

#3 Comment By Pedro Germano On 16/03/2011 @ 1:50

Se nós não tomarmos conta do que é nosso, quem o fará? 100% a favor da classificação proposta!

#4 Comment By Carlos dAlberto d’Abreu Ferreira Machado On 17/03/2011 @ 17:56

já que a classificação de espécie protegida não evita a sua delapidação, criem-se então outros mecanismos para a sua defesa e esta é uma boa iniciativa, desde que contemple também a promoção da sua plantação; pela minha parte já plantei vários hectares de quercus suber, que cuido, na freguesia da Lousa (Douro)

#5 Comment By manel On 12/05/2011 @ 21:17

temos de o preservar

#6 Comment By manel On 12/05/2011 @ 21:18

temos de o preservar!!!!!!!!!!