- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Ambiente Uma Questão de Ética

Retomando o ciclo A NATUREZA NAS RELIGIÕES E NAS FILOSOFIAS, a Campo Aberto – associação de defesa do ambiente convida para uma tertúlia sobre o tema AMBIENTE UMA QUESTÃO DE ÉTICA, com Maria José Varandas, Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia da Natureza e do Ambiente, Investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Presidente da Sociedade de Ética Ambiental e autora do livro «Ambiente Uma Questão de Ética» (Colecção Gulbenkian Ambiente, editado por Esfera do Caos, 2009).

Esta é a primeira de uma série de duas tertúlias sobre este tema e este livro, que decorrerá na quarta-feira 17 de novembro, às 18:00, na sede da Campo Aberto (Rua Santa Catarina, 730-2.º andar, perto do cruzamento com a rua Gonçalo Cristóvão). Serão abordados temas como a emergência e modalidades da ética ambiental, o problema do valor da natureza nas éticas ambientais, e alguns pensadores que sobre eles escreveram, como Holmes Rolston III, J. Baird Callicot, Paul Taylor e Aldo Leopold. Na segunda tertúlia, que decorrerá na quarta-feira 26 de janeiro de 2011, e sobre a qual difundiremos informações complementares posteriormente, serão abordados temas como o Princípio da Responsabilidade, a ética de Hans Jonas, monismo e pluralismo morais, éticas ambientais cristãs, éticas da responsabilidade e políticas europeias para o ambiente, entre outros.

O livro «Ambiente Uma Questão de Ética» estará disponível para venda em ambas as tertúlias.

Maria José Varandas é também autora de «O Valor do Mundo Natural (2003)», «Vida: Propriedade do Organismo ou do Planeta?» (2004), «Éticas e Políticas Ambientais» (2004, com Cristina Beckert) e «Gaia: Para uma Aliança com a Terra» (2009).

A participação nesta tertúlia é gratuita. Sugere-se no entanto uma participação a critério de cada participante nas despesas de organização (por exemplo, 2 euros por pessoa).

Campo Aberto
www.campoaberto.pt
contacto@campoaberto.pt
Para mais informações sobre a tertúlia:
José Carlos Marques 918527653