- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Parecer da Campo Aberto sobre a classificação da Serra de Valongo

A Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente – congratula-se e felicita o Município de Valongo pela iniciativa de promover a “Proposta de Classificação das serras de S. Justa e Pias”. Aproveitando a actual legislação, a Câmara Municipal de Valongo inicia assim, administrativamente, um processo que idealmente já estaria implantado no terreno há muito tempo: a protecção legal de um território que é por todos reconhecido como disso merecedor. A sua proximidade de grandes centros urbanos confere-lhe importância acrescida pelo carácter pedagógico, recreativo e de descompressão urbana que irá, naturalmente, assumir.

A Campo Aberto sugere que o município de Valongo tome (ou retome) ainda a iniciativa, com a maior brevidade possível, de cooperar com os municípios de Gondomar, Paredes e Penafiel no sentido de alargarem a extensão da área protegida proposta e na concretização de projectos de erradicação de invasoras, florestação com espécies autóctones, protecção do património biológico e geológico e limpeza de cursos de água e suas margens.

Todos ficaríamos a ganhar, por exemplo, se a área protegida englobasse as bacias hidrográficas dos rios Ferreira, Mau, e Sousa, bem como as encostas da margem direita do rio Douro, reconhecendo assim uma lógica de continuidade da realidade natural que são os vales destes rios e as serras da Santa Justa, Pias, Castiçal, Boneca, Banjas, S. António e Canelas.

A Campo Aberto apoia a criação desta área de paisagem protegida local e faz votos para que a sua aprovação e o seu êxito constituam um exemplo para os municípios vizinhos e o início de uma discussão alargada que conduza à sua ampliação num futuro próximo.