• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Sábado às 21h

Portugal prepara-se para perder o último troço de vida selvagem. Depois de milhões de anos a traçar o percurso até ao Douro, o rio Sabor, em Trás-os-Montes, fica refém da estratégia energética do pais.

A construção da Barragem do Baixo Sabor (em alternativa ao Baixo Côa) vai inundar milhares de espécies, muitas delas protegidas. A albufeira vai atingir quatro municípios e guardar água suficiente para encher mais de 600 estádios de futebol. Em 2013 nada será como antes e os 40 kms da albufeira a ser criada, e amparada por um muro com mais de 120 metros, apaga as memórias de uma região ligada à terra que a sustentou durante muitas décadas. A nível natural há espécies endémicas que não poderão ser recuperadas e tudo aponta para que o espelho de água que aí vem não poderá ter aproveitamento turístico. A nível energético passa a ser possível retirar água do Rio Douro e guardá-la a montante no Sabor para ser usada sempre que a pressão na rede eléctrica justificar. O rio vai muitas vezes correr ao contrario, mas à mercê do que a EDP entende ser um armazenamento estratégico de água.

Durante mais de um ano todos os passos deste processo foram registados. Neste documentário com perto de 50 minutos, produzido pela Farol de Ideias para a RTP2, conheça uma parte do pais que não voltará a ver como tal: espécies e as memórias condenadas no altar do progresso energético.

 

 

Realização: Arminda Sousa Deusdado

Reportagem e Guião: Ivo Costa

Direcção de Imagem: Sérgio Morgado

Edição: Joana Deusdado

Produção: Farol de Ideias

Imprimir esta página Imprimir esta página

Um comentário até agora.

  1. […] Baixo Sabor é um sítio da Rede Natura 2000, que ficará irremediavelmente degradado pela albufeira com o […]

Deixar comentário