• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

O rio Sousa é um afluente da margem direita do rio Douro com extensão de 65 km. Nasce em Friande (Felgueiras) e desagua em Foz do Sousa (Gondomar). Ao longo do seu trajecto atravessa os concelhos de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paredes e Gondomar (Covelo e Foz do Sousa). Tem como afluentes principais na margem esquerda o rio Cavalum e na margem direita os rios Mezio e Ferreira, este último de maior significância.

A bacia do rio Sousa apresenta, em alguns troços, galerias ripícolas (amieiro, salgueiro‐negro e freixo), outras matas autóctones (carvalhais, sobreirais, loureirais), comunidades de afloramentos rochosos (como o feto relíquia Davallia canariensis), matos rasteiros e zonas húmidas associadas a pequenos cursos de água. O pinheiro‐bravo difundiu‐se de forma extraordinária nas últimas décadas, substituindo num ritmo avassalador as florestas autóctones de carvalho, soutos e pinheiros‐mansos. Os pinhais com eucaliptais são hoje dominantes na paisagem.

Para além da lontra, ocorrem na região a raposa, esquilo, coelho, fuinha, geneta, javali e texugo. É provável a presença de toirão e doninha.

A bacia hidrográfica do rio Sousa caracteriza-se pela elevada degradação das águas superficiais em consequência da elevada densidade populacional e da intensa actividade industrial.

 

Imprimir esta página Imprimir esta página

6 comentários até agora.

  1. Hugo de Sousa Ferreira diz:

    Olá Nuno!
    Habitante de Paço de Sousa, terra que ladeia o rio numa grande considerável parte do seu curso, vejo-o todos os dias na deslocação diária (de bicicleta) para a estação de comboios, e tenho assistido ao quão degradado está o rio…

    Mas há algo que devo dizer: já esteve muitíssimo pior! Houve tempos em que todos os dias se viam frigoríficos, arcas frigoríficas e outros electrodomésticos que tais, e hoje em dia este cenário já não se verifica!

    Há muito por mudar, mas o trabalho já foi iniciado…

    Hugo de Sousa Ferreira

  2. O Rio Sousa está muito Poluído a dias apareceram Peixes Mortos na Margem do Rio mesmo por debaixo da Ponte entre Paço de Sousa e Cête, tirei Fotos e resolvi criar uma Página no Facebook “AMIGOS DO RIO SOUSA” com o Objectivo de Sensibilizar as Pessoas para este Grave Problema e Pressionar as Autoridades Competentes a fazerem alguma coisa para Reverterem a situação. Criei também um Blog que ira expor o estado do rio, Quem quiser ajudar basta comentar e clicar em Gosto na Página Facebook, podem também enviar Fotos para amigosriosousa@gmail.com
    Sem Água de qualidade não é possível uma vida com qualidade, a água é essencial para a nossa vida, para o nosso desenvolvimento económico-social e para a nossa própria sobrevivência. Compete-nos a todos agir para este bem essencial proteger.
    Ajudem a Salvar o Rio Sousa.

  3. LUIS LEAL GONÇALVES diz:

    OS POLITICOS ANDARAM SEMPRE A NANAR E CONTINUAM DAÍ O SOUSA E NÃO SÓ SEREM MAL TRATADOS!!!

  4. António Moreira do Marco diz:

    Não é só o rio Sousa,meus amigos!o rio Ovelha,que é lindissímo está a ficar igual.Na zona da ponte da locaia,existe uma criação de suínos,onde já vi a caír água tão suja mais parecia óleo queimado.Mas não só!o verão que passou,fui passar um dia com a familia ao parque de Gondar em Amarante,fiquei espantado,com a quantidade de água cheia de gordura que estava a ser feita no rio Carneiro,que desagua no rio Ovelha.Pensei logo nas pessoas tomam banho na praia da pontinha em fornos.É triste criarem-se gabinetes municipais para o meio anbiente,e depois o que conta ,e o cheque ao fim do més nada fazem,mesmo depois das denuncias.por isso estou de acordo com as pessoas que dizem ver para querer.

  5. José Almeida diz:

    Meus amigos sou natural de Novelas onde passa o Rio Sousa mesmo no centro da freguesia e aquilo que eu gostava de dizer era que de tão belo que ele é e com tão pouca água no Verão que ele tem fico mesmo danado de não ver as entidades competentes resolverem o que eu penso ser um pequeno problema porque o grande problema é mesmo a sua limpeza tanto dentro de água como nas suas margens onde crescem silvados árvores caída ramadas mal tratadas e claro isto tudo faz com que os detritos fiquem presos e assim claro fica um belo rio de lixo.Adorava comentários a isto.
    Abraços ambientais

  6. Anónimo diz:

    Grande informação.

Deixar comentário