• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

O dia começou bem cedo para os 26 participantes no passeio organizado pela Campo Aberto no passado dia 16 de Março de 2009 ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a única área protegida em Portugal que possui a categoria de Parque Nacional.

Partimos do Porto rumo ao PNPG, onde já nos esperava o nosso guia da jornada – Miguel Dantes da Gama, dirigente do FAPAS (Fundo de Protecção para os Animais Selvagens) e profundo conhecedor da região. Foi com ele que contámos ao longo do percurso em minibus pelo Parque e durante os 9 km de caminhada pela Mata de Albergaria para perceber melhor a situação actual do Parque, o seu passado, evolução, problemas, particularidades, trunfos… e para guiar o nosso olhar em direcção a aspectos da fauna, flora, geologia e história do caminho que, de outro modo, nos passariam despercebidos. A chuva, que nos acompanhou durante todo o caminho, não intimidou (a maioria) os participantes, que aproveitaram para apreciar o verde brilhante da paisagem, a neblina sobre as águas e até a fotogenia dos guarda-chuvas.

Visitamos ainda em Campo do Gerês o Centro de Interpretação (“Porta” do Parque) e o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, aldeia que ficou submergida aquando da construção da barragem no ano de 1972.

As 26 vagas disponíveis para a visita revelaram-se insuficientes face ao número de interessados em participar mas outras oportunidades irão por certo surgir – quem sabe, já sem chuva.

Aqui ficam as fotos da nossa visita guiada ao parque nacional da peneda geres e caminhada pela mata de albergaria.

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário