- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Lista final dos 50 espaços verdes a proteger já foi seleccionada!

Uma das fases mais importantes da campanha 50 espaços verdes em perigo – 50 espaços verdes a preservar já foi alcançada. Iniciada em Outubro de 2006 e contando com a colaboração voluntária de dezenas de voluntários e associações, foram propostos ao abrigo desta iniciativa um total de 113 espaços dos mais diversos tipos e tamanhos em toda a região do Grande Porto. Através de um método altamente participativo – e que envolveu peritos universitários, ONGs, autarquias e outras entidades públicas, empresas e ainda os voluntários que levaram a cabo o trabalho de campo – foram então seleccionados os 50 espaços cuja conservação é considerada prioritária.

O resultado foi anunciado no dia 4 de Abril de 2009, numa sessão pública que decorreu na sede da Campo Aberto, e já se encontra disponível online em https://www.50espacos.campoaberto.org (incluindo o powerpoint utilizado). Mais recentemente, a lista final foi novamente apresentada ao Conselho Municipal de Ambiente do Porto no passado dia 30 de Abril.

Como próximos passos podemos desde já referir a nossa intenção de realizar apresentações semelhantes nos outros municípios do Grande Porto, em especial nas Assembleias Municipais, e preparação de um diaporama e a edição de uma brochura ilustrada.