- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 15 de Agosto de 2008

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 15 de Agosto de 2008

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Quatro campos de jogos em construção no Parque
Obras preparatórias já em curso e Sport Club lançou concurso para colocar equipamentos

O estaleiro não passa despercebido a quem passeia no Parque da Cidade, no Porto. A vedação impede o acesso aos antigos campos em saibro que, até ao final do ano, desaparecerão para dar lugar ao segundo pólo da Vila Desportiva.

Os trabalhos preparatórios para a execução de quatro campos de jogos na área, que até agora era ocupada por um recinto pelado, junto ao Pavilhão da Água, já estão em curso. A tarefa de movimentação de terras e de construção de muros e de caminhos cabe à Câmara portuense. O Sport Club do Porto, parceiro do Município na concretização da Vila Desportiva, dará o seu contributo a partir do próximo mês.

A Empresa Municipal de Gestão de Obras Públicas lançou, em Fevereiro deste ano, o concurso público para a realização da intervenção paisagística naquela zona que nunca foi alvo de uma acção de fundo, embora, de acordo com a Autarquia, o arquitecto Sidónio Pardal – autor do projecto do Parque da Cidade – tivesse previsto a criação de uma zona desportiva na área em causa. Nunca foi feito um desenho detalhado.

O plano, acordado entre o Sport Club do Porto e a Câmara, cumpre essa pretensão, dando resposta, também, à ambição antiga do clube de criar uma Vila Desportiva na cidade. O segundo pólo (ler caixa) contempla a instalação de quatro campos de jogos.

Assim, a poucos passos do Pavilhão da Água, surgirão dois campos de voleibol e dois campos de jogos com relvado sintético. Um dos espaços relvados terá medidas adequadas à prática de futebol, enquanto o outro será mais pequeno e aberto a todas as modalidades. Os trabalhos paisagísticos em curso pela empresa municipal (adjudicou-os à Sociedade de Infra-estruturas e Obras Públicas – António Moreira dos Santos) orçam 313,5 mil euros.

Com um prazo de execução de 100 dias, deverão ficar concluído até ao final de Setembro. Então, o Sport Club pagará a colocação do relvado sintético, das balizas e das redes e da iluminação.

Para isso, o clube lançou, esta semana, um concurso público para a execução da zona desportiva ao ar livre no Parque da Cidade. As propostas serão abertas dentro de 20 dias, seguindo-se a selecção (mais célere possível) da empresa que executará os trabalhos finais. O objectivo municipal é ter os quatro campos operacionais até ao final do ano.

No entanto, a utilização dos novos espaços será paga. O acordo entre o Sport Club do Porto e a Câmara, aprovado no passado dia 5 de Junho em reunião do Executivo, fixava as tarifas de utilização dos futuros equipamentos: 10 horas por hora pelo aluguer dos campos de voleibol e do pequeno campo de jogos relvado e 60 euros por hora pelo campo de futebol com relva sintética.

Prevê-se que, ainda este ano, avance a obra de recuperação do edifício cor-de-rosa, sito no terreno do antigo estaleiro do parque onde foi construído o complexo de ténis (já em funcionamento). A reabilitação do imóvel permitirá retirar a tenda branca, pois acolherá os serviços administrativos, salas de estar e três ginásios.

https://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=979931

==========================
2. Inaugurado novo troço da Ecovia

A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Júlia Paula, inaugura na próxima segunda-feira o troço de Vila Praia de Âncora da Ecovia do Atlântico. A cerimónia de inauguração decorrerá cerca das 18h00 no Campo de Castelo, em Vila Praia de Âncora, onde se inicia a ecovia. Trata-se de uma infra-estrtura em que a autarquia minhota tem vindo a apostar.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/

==========================
3. Governo adia novas linhas do Metro do Porto

O Governo vai lançar no próximo mês o concurso público internacional para a exploração da rede de metro do Porto. A construção de novas linhas fica adiada, não existindo data definida para que sejam lançadas as obras.

A execução das empreitadas será alvo de um concurso próprio, englobando todas as linhas da segunda fase (excluindo a linha de Gondomar até Rio Tinto e a extensão da Linha Amarela até Santo Ovídio, cujos concursos já foram lançados). Contudo, ainda não há qualquer prazo definido para que novas obras avancem, sendo certo que não serão cumprido as datas previstas, segundo as quais os concursos de execução avançariam ainda este ano.

https://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=979969

==========================
4. Avança acordo sobre Lince Ibérico

Foi ontem aprovado em Conselho de Ministros o decreto que aprova o acordo de cooperação entre Portugal e Espanha relativo ao Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico, assinado na capital portuguesa a 31 de Agosto de 2007. Este acordo visa a preservação e reprodução em cativeiro do Lince Ibérico, a espécie de felino mais ameaçada do Mundo.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================