• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Convite/Informação para mais uma tertúlia na sede da Campo Aberto – 2 de Julho, quarta-feira, 21:30 Rua de Santa Catarina, 730-2.º andar

(CICLO CIDADE CAMPO)

Pedro Jorge Pereira apresenta

A história e histórias em torno do livro “Be the Change you want to see” (frase de Gandhi: seja você mesmo a mudança que deseja para o mundo)

Ou a história de como uma experiência de voluntariado ecológico nos pode permitir descobrir as ecotopias que estão a lançar as sementes de uma nova humanidade

O livro estará disponível para venda

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Em 2004 Pedro Jorge Pereira foi voluntário do SVE – Serviço de Voluntariado Europeu (através do Programa Juventude da União Europeia) em Permalot, um inovador projecto ecológico nas montanhas da Morávia, perto de Olomouc, República Checa. Permalot é uma iniciativa de Eco-Aldeias e nesse projecto teve a oportunidade de desenvolver diversas actividades relacionadas com desenvolvimento sustentável em zonas rurais, nomeadamente: Eco-turismo, Reconversão de terrenos para agricultura biológica ou orgânica, Permacultura, Eco-construção, etc.

Na sequência desta experiência editou e publicou, através do Programa Capital Futuro do Programa Juventude, o livro “Be the change you want to see”, com um forte carácter pedagógico, destinado à educação ambiental e sensibilização para a importância do voluntariado no mundo actual.

Blog do projecto:
http://thechange2004.blogspot.com/

Esse livro, e as histórias que delem fazem parte, assim como uma apresentação de várias imagens e conceitos desenvolvido em Permalot, são o ponto de partida para uma tertúlia em torno de temas como as Iniciativas de Eco-Aldeias, Permacultura, Agricultura Biológica ou Orgânica, Voluntariado etc.
Sementes a germinar num planeta que actualmente caminha rumo a uma perigosa e preocupante crise ecológica global.

Autor

Pedro Jorge Pereira é, há vários anos, activista eco-social. Tem vindo a estar ligado a diversos projectos e a fazer parte de diversos movimentos e associações sobretudo de cariz ambientalista ou com projectos na área (Liga Portuguesa de Profilaxia Social, Quercus, MATP, Associação Animal, etc.).

Participou, juntamente com outros activistas, na criação do núcleo do Porto do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental – GAIA. No GAIA foi responsável pela organização de vários eventos, campanhas e actividades como encontros, conferências e sessões de educação ambiental.

Participou igualmente no Movimento Massa Crítica e em diversas iniciativas e plataformas conjuntas de ONG.

Tem vindo a enveredar, primordialmente, pela área da educação ambiental e criação de estilos de vida ecológicos como principais áreas de vocação e interesse, juntamente com a área da alimentação vegetariana e nutrição integral.

Blog do projecto de alimentação vegetariana natural Segredos da Horta: http://segredosdahorta.blogspot.com/

É responsável pela publicação de diversos artigos e textos relacionados com diferentes assuntos, nomeadamente: Ecologismo, Ecologia Social, Direitos Humanos (1ºde Janeiro, Indymedia, Eco-Portal, Boletim Erva Daninha) assim como pela redacção de diversos comunicados de imprensa.

“Acima de tudo, busco em mim, e em todos os seres que contacto, a mudança que desejo ver no mundo, uma mudança no sentido da espécie humana estar cada vez mais próxima da Mãe Natureza e, por inerência, mais perto de si mesma. Estou em crer que o tecnocentrismo e a obsessão pelo lucro individualista, dogmas centrais no pensamento neoliberal vigente, algumas das principais razões para a grave crise ecológica e social que vivemos nos nossos dias. Uma crise que só poderá ser ultrapassada se o ser humano for capaz de buscar e criar novos paradigmas de aproximação e relacionamento com a Mãe Natureza.” Pedro Jorge Pereira

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Eventos & Visitas

Deixar comentário