- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Passeio à Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos

Domingo, dia 9 de Março de 2008, a Campo Aberto e a Quercus Porto organizam percurso à BELP (Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos), guiado por Arménio Moreira (conhecedor da história do local e membro do Movimento Cívico Pró-Barrinha), José Ferreira (vigilante da SPEA) e Rubim Almeida da Silva (Professor de Botânica da Universidade do Porto).

A BELP é dotada de uma biodiversidade ímpar (270 espécies de avifauna e pelo menos 80 espécies de flora classificadas), como a presença, no caso da flora, da Jasione lusitanica, e, no da fauna, da águia-sapeira. É uma área pertencente à Rede Natura 2000 e à REN e classificada como IBA (Important Bird Area), pela Bird Life International.

Os seus habitats encontram-se ameaçados, devido ao completo abandono a que foi sujeita durante as ultimas décadas. A falta de um plano de gestão, o agravamento da poluição dos canais de água doce, a pressão turística e urbanística, assim como obras mal executadas na tentativa de minimizar os efeitos poluentes, são apenas alguns dos factores que vamos denunciando, perante o desviar de olhar das entidades competentes. Sendo um espaço a preservar mas que se encontra gravemente ameaçado, a BELP integra a campanha dos 50 espaços verdes em perigo – 50 espaços verdes a preservar da Campo Aberto.

Contrariando todas as adversidades, ainda é possível fazer um bonito e agradável passeio à volta do cordão dunar da BELP. A seguir ao percurso, será feita uma visita à exposição Ambiente da Barrinha, dinamizada pelo Movimento Cívico Pró-Barrinha.

As inscrições para o passeio são obrigatórias e limitadas.

O transporte será feito por automóvel individual segundo um esquema de boleias partilhadas ou comboio. Pede-se uma contribuição de 2 euros aos sócios e 5 euros aos não-sócios. No acto da inscrição (ver contacto em baixo) indique o seu nome, telefone, correio electrónico, se precisa de boleia ou a pode disponibilizar (e, neste caso, para quantas pessoas), ou se vai de comboio. A actividade deve terminar antes das 13h00. Leve calçado confortável e lanche. Se os tiver, traga binóculos para observar as aves.

Pontos de encontro
Porto, às 08h00: Edifício Capitólio (junto ao café Grão de Notícias), na Av. de França, em frente à estação de metro Casa da Música.
Paramos, às 08h30: Parque de estacionamento do aeródromo de Paramos (para os que vierem de carro directamente)
Paramos, às 08h52: Apeadeiro de Paramos (para os que vierem de comboio, o comboio sai às 08h19 de Campanhã).

Inscrições / informações
Sofia – Tel/Fax: 222 011 065 / Tlm: 931 620 212
(segunda a sexta: 9h-12h30 e 13h30-17h; sábado: 9h-13h)
Email: passeiosverdes@gmail.com

Organização
Campo Aberto e Quercus Porto