Boletim PNED de 14 de Fevereiro de 2008

by | Fev 14, 2008 | Boletim | 0 comments

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 14 de Fevereiro de 2008

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Opinião:
Novas tecnologias energéticas
Nuno Grande, Médico e professor universitário

Em Dezembro de 2007, a revista CORDI FOCUS da Comunidade Europeia salienta que a Comunidade Europeia apela para o esforço conjunto dos países da Comunidade para promoverem um plano para estimular a pesquisa das novas tecnologias de forma a diminuir a emissão de carbono para a atmosfera, com as consequentes alterações climáticas.

De facto, os recursos imperativos que permitem desenvolver o projecto individual de vida são a água potável, o ar respirável e um sentido para a existência.

Os diversos tipos de energias alternativas estão a mobilizar os recursos naturais de formas peculiares nas diversas regiões. A Região Norte de Portugal caracteriza-se pela possibilidade de implementar os diversos tipos de energias alternativas como a eólica, a fotovoltaica e a bioenergética.

Ao nível dos locais litorais é possível implementar a energia das marés.

Afirma-se neste artigo que é urgente que ocupemos a liderança mundial no domínio das tecnologias de fraco teor em carbono, o que exige que a Europa se organize para tal. O Conselho Europeu para as Energias Renováveis, o EREC, saúda a ideia das novas indústria europeias que se propõem controlar o sector da “chaufage” e da climatização, conforme o salienta Olivier Shafer, da Comissão Europeia.

A Região Norte, considerada entre as bacias hidrográficas dos rios Minho e Douro, reúne todas as condições para assumir este desafio da Comunidade Europeia e desenvolver a estratégia já iniciada com as energias eólica e a fotovoltaica.

Deste modo penso ser fundamental que o poder locar dos conselhos desta região devem ser mobilizados para se implementar as novas tecnologias energéticas, mesmo antes de se promover a regionalização.

https://jn.sapo.pt/2008/02/14/opiniao/novas_tecnologias_energeticas.html

==========================
2. Instalado sistema automático para fechar Ribeira ao trânsito
Hugo Silva

Está a ser instalado um sistema automático de condicionamento do trânsito na Ribeira do Porto. Em todos os acessos que vão desaguar à zona conhecida como Praça do Cubo (Cais da Ribeira, Rua de S. João, Rua da Alfândega, Rua da Reboleira), são já visíveis as estruturas físicas do sistema, cujo funcionamento prático, pelo menos numa primeira fase, limitar-se- -à a um meco automático, que pode ser movido a partir da sala de controlo de tráfego da Câmara do Porto, nos Paços do Concelho, conforme explicou o director municipal da Via Pública, Alves da Silva.

Estacionamento

“Actualmente, o trânsito na Ribeira já está condicionado, mas o sistema, que implica deslocação ao terreno, nem sempre é eficaz e é muito vandalizado”, reconheceu Alves da Silva. O meco tem horas marcadas para subir e descer, sendo que a operação é feita manualmente. Mas como a estrutura é vandalizada com frequência, mesmo nas horas em que é proibido circular, os automóveis transitam livremente. O Largo do Terreiro, por exemplo, transforma-se em parque de estacionamento improvisado, com os automobilistas a aproveitarem cada centímetro disponível.

https://jn.sapo.pt/2008/02/14/porto/instalado_sistema_automatico_para_fe.html

==========================
3. 15 mil assinam pelo Bolhão

Os cidadãos do Porto vão ser convidados a adquirir o Mercado do Bolhão no próximo sábado através de um anúncio a ser publicado nos jornais. A ideia surgiu do movimento cívico que se uniu pela defesa daquele equipamento e respectivas valências, sendo apenas uma das várias soluções já pensadas para evitar que a Câmara Municipal permita a sua demolição e avance com o que consideram ser “um acto de puro mercantilismo”.

“Pode ser visto apenas como um gesto simbólico, mas não vamos ficar por aqui”, afirmou ontem José Maria Silva, porta-voz do Movimento, adiantando que até ao dia 21, ou seja, na próxima quinta-feira, estarão “concluídas outras acções de protesto, bem como pronta a petição – neste momento conta 15 mil assinaturas – para entregar na Assembleia da República. “O objectivo é conseguir, pelo menos, 20 mil e tentar que discutam o caso”.

Em curso está também a possibilidade de poderem interpor uma providência cautelar capaz de travar o processo. “Os nossos advogados estão a estudar a Lei do Património e as implicações da demolição de Mercado. Se se concluir – como julgamos – que o património arquitectónico e cultural não está a ser respeitado, haverá condições para agir juridicamente”, acrescentou José Maria Silva.

“A Câmara foi eleita para gerir o património da cidade e não para o entregar por 50 anos ao grande capital privado, com prometendo a gestão de futuros autarcas, provocando ainda mais o fosso social que a cidade atravessa”, lê-se na petição.

Outras acções de cariz popular estão já a ser preparadas também. E o Bolhão não será o único assunto a despoletá-las. Ontem houve uma reunião para que todos os movimentos cívicos da cidade possam constituir-se como uma única plataforma, cujo objectivo será lutar por todos os equipamentos que a Câmara do Porto pretende privatizar.

https://jn.sapo.pt/2008/02/14/porto/15_assinam_pelo_bolhao.html

==========================
4. Guimarães: Outra vez o mercado
Francisco Teixeira, Doutor em Filosofia

A decisão de encerrar e transformar não se sabe em quê o antigo mercado municipal tem-se revelado umas das decisões mais desastrosas da actual política municipal. Em nome de um higienismo e de uma modernidade virtuais, encerrou-se um dos principais e ainda relativamente vivo núcleo de animação comercial da cidade, a precisar de modernização comercial e conceptual, é certo, mas com enormes potencialidades cívicas e comerciais. O abandono do antigo mercado, ao invés de resolver um problema, criou, aparentemente, dois o problema de um novo mercado que não arranca, que endividou pequenos comerciantes e que arrisca tornar-se num elefante branco e o ter aberto, no coração urbano, um buraco que ainda não se sabe como há-de ser preenchido.

https://jn.sapo.pt/2008/02/14/norte/outra_o_mercado.html

==========================
5. Queixas nos autocarrosem dia de manifestação
Jesus Zing

No dia em que os trabalhadores da Empresa Municipal de Mobilidade (MoveAveiro) se manifestaram contra a administração (ver peça em baixo) e confirmaram novas greves, o JN andou de autocarro para saber o que pensam os utentes do serviço e do aumento do tarifário aprovado esta semana pela Câmara de Aveiro.

https://jn.sapo.pt/2008/02/14/norte/queixas_autocarrosem_de_manifestacao.html

==========================
6. Movimento pelo Bolhão quer respostas da Câmara

O Movimento Cívico pelo Bolhão quer respostas concretas da Câmara Municipal do Porto acerca do projecto de reabilitação do mercado tradicional, projecto esse que todos sabem que existe, mas ninguém sabe como vai ser. “Tem-se dito muita coisa, mas ainda ninguém sabe nada. Queremos que a câmara nos dê respostas, queremos conhecer os detalhes do contrato”, disse o arquitecto Gomes Fernandes, um dos membros do grupo de cidadãos que se reuniu ontem à noite na sede da Associação de Socorros Mútuos do Porto. O Movimento Cívico pelo Bolhão exige que a autarquia e a TramCroNe tornem claro, de uma vez por todas, o que vai acontecer ao mercado tradicional, ou então ameaçam passar das palavras aos actos no próximo dia 21, que assinala os 30 dias da aprovação do projecto de reabilitação do Bolhão na Assembleia Municipal do Porto.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=d7d43614cca0f715ab300d14726403ef

==========================
7. Base de dados para um melhor combate aos fogos

A criação de uma base de dados meteorológicos e um reforço da capacidade de resposta durante todo o ano são as principais novidades da directiva operacional para combate a incêndios florestais ontem apresentada em Lisboa.
A base de dados, que entrará em funcionamento a 15 de Maio e ficará disponível durante todo o ano, vai fornecer em tempo real dados meteorológicos, factores de risco, níveis de humidade, vegetação, pontos de água e linhas de corta-fogo.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse que as informações da base de dados vão permitir “um acompanhamento permanente” do combate aos incêndios. “Ninguém pode garantir qual a área ardida num determinado ano, mas podemos garantir que a coordenação está mais operacional”, sublinhou. No âmbito da directiva operacional para combate a incêndios, os meios operacionais ficarão disponíveis durante todo o ano.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=d396246a9349a17571c92bec820e7d5e

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama