- Campo Aberto - http://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 29 de Dezembro de 2007

Veja o site da Campo Aberto:
http://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 29 de Dezembro de 2007

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Plano Nun’Álvares definitivo terá mudanças significativas

A versão final do plano municipal Nun’Álvares será apresentada até Março de 2008. O documento, divulgado em Julho deste ano e que mereceu a contestação de figuras conhecidas do Porto, já sofreu algumas mudanças. O vereador do Urbanismo da Câmara portuense, Lino Ferreira, garante que serão introduzidas “alterações profundas” à proposta, nomeadamente na tipologia das construções a erguer na envolvente da futura avenida. O período de discussão pública do plano termina na próxima segunda-feira.

“Estamos a trabalhar com o grupo técnico que apoia as posições da Junta de Freguesia de Nevogilde. Temos vindo a encontrar muitos pontos de contacto, embora não estejamos de acordo com todas as sugestões de alteração. Essas reuniões ainda não terminaram, mas já aproveitámos para introduzir melhoramentos técnicos na nossa proposta. Penso que, no princípio de Janeiro, chegaremos a uma posição que satisfaça ambas as partes”, esclarece, ao JN, o autarca.

A solução definitiva – que será apreciada na Câmara e na Assembleia Municipal no “primeiro trimestre de 2008” – poderá contemplar a alteração do perfil da futura avenida e no número de vias (surgem seis vias no desenho original). “É provável que venha a acontecer, mas não é a questão essencial”, indica Lino Ferreira, sublinhando que o documento sofrerá “alterações de grande significado” no que toca às zonas destinadas a construção e ao tipo de edificações a erguer. Também têm sido feitas rectificações, pedidas por vários proprietários junto dos serviços municipais, ao cadastro dos terrenos.

Abertura para mudar

A comissão de acompanhamento da Junta de Nevogilde, composta pelos arquitectos Alexandre Burmester, Pedro Aroso, Sebastião Moreira e Marta Marques de Aguiar e pelo engenheiro Diogo Alpendorada, e a equipa técnica da Autarquia procuram uma solução de compromisso.

Afastada a hipótese de lançamento de um concurso de ideias, pretendida pela comissão e pela Junta, os especialistas entregaram, na passada reunião, um esquisso com algumas sugestões de alteração do plano (ler ‘Principais propostas’ nesta página).

“A Câmara já fez algumas revisões ao documento. Ficou com as nossas sugestões e tentará levá-las em consideração. Não existe ainda um desenho definitivo”, refere Alexandre Burmester, assinalando a disponibilidade da Câmara para encontrar uma solução consensual.

“A Câmara do Porto tem mostrado abertura para encontrar uma solução de compromisso. Existem provas de boa vontade de ambas as partes, para que se leve o plano a bom termo”, acrescenta o arquitecto, que continua a defender a realização de um concurso de ideias para o tratamento daquela zona. “É uma área muito importante e merecia que mais pessoas olhassem para ela”, adianta ainda. Recorde-se que a área de intervenção cruza as freguesias de Nevogilde (20% da freguesia) e da Foz.

http://jn.sapo.pt/2007/12/29/porto/plano_nunalvares_definitivo_tera_mud.html

==========================
2. Criado o fundo que vai construircampo de golfe, hotel e vivendas

Além do campo de golfe, o projecto, que abrangerá uma área de 140 hectares, incluirá, entre outros edifícios, um hotel, um health-club e um conjunto de vivendas para habitação. “O índice de construção será muito baixo”, salvaguardou Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia, revelando que já há empresas interessadas em participar no projecto. Pelo menos duas já terão manifestado essa intenção.

“Este é dos primeiros fundos imobiliários do género na Área Metropolitana do Porto”, assinalou, ainda, o presidente da Câmara da Maia. Como o JN noticiou, a Autarquia vai avançar com a constituição de mais dois fundos imobiliários um engloba os terrenos do aeródromo de Vilar de Luz; outro abrange terrenos destinados a um hipódromo, também em Silva Escura.

http://jn.sapo.pt/2007/12/29/porto/criado_o_fundo_vai_construircampo_go.html

==========================
3. Mesquita com projectos

Outra obra que o presidente da câmara espera ter pronta em 2008 é a requalificação do Parque da Ponte. É mais uma tentativa para dar alguma dignidade a um espaço natural da cidade e que está a precisar de uma intervenção.

http://jn.sapo.pt/2007/12/29/norte/mesquita_projectos.html

==========================
4. Centro histórico alvo de estudo

Está a ser elaborado pela Parque Expo um estudo estratégico para o Centro Histórico de Viseu. A notícia foi avançada, ontem, pelo presidente da autarquia, Fernando Ruas, que promete a sua divulgação para breve.

Sem pretender “levantar muito o véu” da intervenção material preconizada pelo estudo, Ruas admitiu que o mesmo não exclui a hipótese de uma parte do centro histórico vir a ser coberta, dando lugar a um centro comercial a céu aberto. Tudo para combater a desertificação humana e reanimar o comércio tradicional que está em maioria naquela zona da cidade.

http://jn.sapo.pt/2007/12/29/norte/centro_historico_alvo_estudo.html

==========================
5. Auto-estrada sem atravessar o Porto

O governo assinou ontem um contrato de concessão de 27 anos para uma extensão total de 129 quilómetros de auto-estrada. O consórcio vencedor vai investir 872 milhões de euros na construção e beneficiação de várias vias, que terá efeitos na economia da região.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=cbcd93c95474c9a6d60a0d6287b81088

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
http://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
http://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================