- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 27 de Outubro de 2007

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 27 de Outubro de 2007

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Veículos mais rápidos na linha até Rio Tinto

Os tram-train, veículos de metro mais rápidos e com mais lugares, poderão ser usados na linha de Gondomar. Os Flexity Swift, que a Metro do Porto comprou para utilizar, preferencialmente, nas linhas mais extensas (Póvoa e Trofa), também deverão circular na ligação até à Venda Nova (Rio Tinto), primeiro troço da Linha de Gondomar, cujo concurso público foi aprovado pela empresa na quarta-feira.

“No âmbito do projecto de execução, considerou-se que o material circulante teria características semelhantes ao eurotram, utilizado na primeira fase da Metro do Porto. Contudo, e para não prejudicar a possibilidade de utilização de um veículo com características um pouco distintas, nomeadamente os novos tram-train, definiu-se uma infra-estrutura com carácter mais ‘universal’, possibilitando uma maior flexibilidade na gestão da frota”, informou o Ministério dos Transportes.

As grandes vantagens dos tram-train em relação aos actuais veículos são a velocidade (atinge os 100 quilómetros por hora, mais 20 que o eurotram) e a maior capacidade (100 lugares sentados, mais 20 do que o eurotram).

Fonte da Metro garantiu, ao JN, que os tram-train podem ser usados em todas as linhas da rede, mas acrescentou que os veículos, cujas primeiras unidades chegam no primeiro trimestre do próximo ano, foram adquiridos “preferencialmente” para as ligações à Póvoa de Varzim e à Trofa. Por 30 veículos, a Metro pagará 115 milhões de euros. Terá de investir ainda mais de oito milhões para adaptar o Parque de Manutenção e Oficinas da Guifões (Matosinhos) às novas composições.

A Linha de Gondomar só deverá estar em condições de funcionar no final de 2010 ou no início de 2011. Assim que o texto do concurso para a realização da obra seja publicado em Diário da República, os interessados terão 88 dias para apresentar propostas. O Ministério ambiciona que a empreitada avance no terreno nos primeiros meses do próximo ano. O prazo de execução é de 620 dias (mais de 20 meses).

Túnel com 980 metros

A linha até à Venda Nova, que custará 95 milhões de euros, inclui um túnel com 980 metros entre as imediações do Bairro de S. João de Deus (Porto) e a área junto às piscinas de Rio Tinto, passando sob a Circunvalação e o centro comercial Parque Nascente, e uma outra passagem subterrânea, com 144 metros, sob um rotunda e dois cruzamentos rodoviários, no Paço, na zona da Lourinha.

Os metros passarão de cinco em cinco minutos, mas a exploração poderá ser feita com intervalos de apenas 2,5 minutos, com um serviço parcial de término no Dragão ou na Lourinha. O Ministério garante que o traçado procura servir as zonas “mais densificadas” e estimular “as expansões urbanas previstas”.

https://jn.sapo.pt/2007/10/27/porto/veiculos_mais_rapidosna_linha_rio_ti.html

==========================
2. IC26 vai ligar Amarante a Peso da Régua em 2010

O IC26, que ligará Amarante (a partir do IP4) a Peso da Régua, passando por Mesão Frio e beneficiando ainda as ligações internas, por exemplo a Baião, a Santa Marta de Penaguião e Resende, na margem sul do rio Douro, deverá ser concluído até 2010. Ontem, foi assinado, no Governo Civil de Vila Real, o contrato para elaboração do estudo prévio e projecto de execução, na presença do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

https://jn.sapo.pt/2007/10/27/norte/ic26_ligar_amarante_a_peso_regua_201.html

IC 26 construído até 2010
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=d4c4b870315745fe88bc5fd69b18a4e8

==========================
3. Plano de Urbanização prevê nova ponte

Uma nova ponte sobre o rio Lima, entre a localidade de Crasto (situada às portas da vila) e Arcozelo, integra a proposta do Plano de Urbanização (PU) de Ponte de Lima, documento aprovado, por unanimidade, pelo Executivo municipal e já remetido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, para apreciação. Para o líder do Executivo municipal, Daniel Campelo, trata-se de proposta que “contribui para valorizar” a relação da urbe com o rio que a atravessa. Concordando com a opinião, os vereadores da Oposição referem, todavia, que o documento “poderia ter ido mais longe”.

https://jn.sapo.pt/2007/10/27/norte/plano_urbanizacao_preve_nova_ponte.html

==========================
4. Europa toma medidas contra a seca

Os ministros do Ambiente da União Europeia (UE) aprovam, na próxima semana, um conjunto de propostas para reduzir o impacto da escassez da água, como a possibilidade de criar um Observatório Europeu de Seca e Desertificação (OESD). Trata-se de uma das medidas defendidas na reunião informal dos ministros do Ambiente europeus, em Setembro, no âmbito da presidência portuguesa da UE. A implementação desta medida foi considerada “importante” e capaz de criar condições para “aumentar o conhecimento e as capacidades” da UE para lidar com este fenómeno.

https://jn.sapo.pt/2007/10/27/sociedade_e_vida/europa_toma_medidas_contra_a_seca.html

==========================
5. Mistura de poluentes sem avaliação

Se um poluente faz mal à saúde, a mistura de vários poluentes pode ter efeitos que não são apenas o somatório desse dano. A hipótese foi lançada pela investigadora Fátima Reis, que considera ser urgente estudar-se as consequências, para o organismo humano e no ambiente, do “cocktail” de substâncias poluentes.

Ao intervir nas VI Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, em Viseu, a investigadora do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa alertou para a necessidade de ser conhecido o comportamento das substâncias poluentes quando actuam em conjunto no organismo.

Fátima Reis lembrou que elas “não estão em compartimentos estanques”, tendo a sua dinâmica própria quando misturadas. Na opinião da especialista, tem havido maior preocupação em investigar efeitos isolados e relevantes dos poluentes como uma das causas de cancro e malformações, mas tem-se esquecido a averiguação de doenças como as dos rins e do fígado.

https://jn.sapo.pt/2007/10/27/sociedade_e_vida/mistura_poluentes_avaliacao.html

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================