• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

«PND anuncia processo contra Rui Rio
A Nova Democracia vai apresentar uma acção judicial contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, no início desta semana, para pedir a reposição do aspecto anterior da Avenida dos Aliados.
“A Nova Democracia esteve reunida sábado e decidiu avançar no início da semana com uma acção judicial contra Rui Rio para exigir a reposição da Avenida dos Aliados”, disse à agência Lusa Sandro Neves, membro da direcção daquele partido.
O partido considera que o presidente da Câmara do Porto
“permitiu o esquartejamento de uma das mais emblemáticas avenidas” daquela cidade. “A avenida tinha uma calçada portuguesa única, que representava a produção e o transporte do vinho desde o Douro até ao Porto”, afirmou.

A Nova Democracia classifica a requalificação da Avenida dos Aliados como uma “obra criminosa”, que foi feita “por alguém que é claramente um inimigo do Porto”.
No passado mês de Junho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, inaugurou a “nova” Avenida dos Aliados, um projecto dos arquitectos Siza Vieira e Souto Moura, que alterou radicalmente a principal praça da cidade.
A obra, que levou à substituição total dos canteiros e da calçada portuguesa que existiam nas três praças atravessadas pela Avenida dos Aliados por paralelepípedos de granito, foi alvo de meses de polémica no Porto.»

Notícia no Público , no Primeiro de Janeiro e no Jornal da Nova Democracia

NB: Na nossa acção judicial (que os jornais deveriam ter referido…) contra

  • o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)
  • o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR);
  • o Município do Porto;
  • e a Metro do Porto S.A.

nós não pedimos a reposição do aspecto anterior da Avenida dos Aliados “apenas” por respeito pela população (nomeadamente os nossos amigos comerciantes que nessa avenida têm instaladas as suas casas comerciais) pois sabemos o inferno por que passaram durante os largos anos em que a zona esteve transformada em estaleiro.

Imprimir esta página Imprimir esta página

2 comentários até agora.

  1. Anonymous diz:

    há sempre quem acorde tarde…
    E claro há os que nunca acordam 🙁

  2. Franclim Ferreira diz:

    Caros amigos, é exactamente por “respeitar” a população portuense (onde se inclui obviamente os nossos amigos comerciantes) e principalmente a cidade do Porto, que vimos pedir a reposição do aspecto anterior da Av. dos Aliados, que não obstante os transtornos que tal acarreterá, não temos dúvidas que o fim justifica, de todo, o meio. Continuem com o excelente trabalho que têm realizado. Abraço.

Deixar comentário