- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Lançamento da campanha

A associação Campo Aberto visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, em particular nas suas dimensões natural, rural e urbana. Nisso assenta o interesse que vem dedicando às questões urbanísticas, que considera decisivas em matéria de qualidade de vida.

Neste sentido, a Campo Aberto vai lançar uma campanha para localizar de uma forma altamente participativa 50 espaços verdes da região que, encontrando-se em risco, merecem ser preservados. Esta lista será amplamente divulgada para que as autarquias tomem as medidas necessárias à salvaguarda destes espaços. A área geográfica em causa corresponde ao Grande Porto, ou seja, aos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Pretende-se que cidadãos ou entidades de todo o tipo (escolas, Juntas de Freguesia, associações, cooperativas, etc.) colaborem directamente enviando-nos propostas concretas de espaços verdes que gostariam de ver salvaguardados. A participação processa-se através do preenchimento do formulário que se encontra no folheto anexo ou no endereço web da campanha em https://campoaberto.pt/50espacos. Podem ainda ser enviados outros elementos adicionais como fotografias, textos e mapas.

A Campo Aberto tem o prazer de convidar V. Exª para a sessão de apresentação pública desta campanha, a qual decorrerá no próximo dia 25 de Outubro, pelas 21:15h, no anfiteatro 2 do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências – antigo edifício da Faculdade de Psicologia (rua do Campo Alegre, 1021 / 1055 – ver mapa). A sua presença muito contribuiria para o sucesso desta campanha.

Programa:

Convidamo-lo ainda a colaborar activamente na campanha, quer enviando propostas de áreas verdes a preservar, quer promovendo a sua divulgação: através de listas electrónicas, emails, blogues, revistas, boletins e distribuição do folheto anexo ou, simplesmente, “passando a palavra”. Caso esteja interessado na distribuição de folhetos, indique‑nos por favor o número de exemplares que deseja receber por correio.

Agradecendo a atenção dispensada, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Nuno Quental

(pela Campo Aberto)