Boletim PNED de 7 de Agosto de 2006

by | Ago 7, 2006 | Boletim | 0 comments

[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o
que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também
recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Segunda-feira, 7 de Agosto de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações
indicadas.

==========================
1. Opinião: É chegada a vez da Trindade

A Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana admite demolir
quarteirões na zona da Trindade. Admite? Pois que não admita, vá já
para a demolição propriamente dita, pensei eu cá para os meus botões
quando li no Público a notícia de que algo está (ou vai estar) a
mexer naquela paragem citadina. Constituído, ainda, pelo que resta
das expropriações levadas a cabo para a abertura da Avenida dos
Aliados, aquele espaço urbano tão caracteristicamente portuense,
alberga hoje em dia um sem número de casas devolutas cujos rés-do-
chãos são ocupados por pequenos comércios. Subsiste ainda alguma
marginalidade, sobretudo centrada na Rua do Estevão, à sombra da
Santíssima Trindade e paredes-meias com a Domus Municipalis.

https://jn.sapo.pt/2006/08/07/porto/e_chegada_a_da_trindade.html

==========================
2. Porto: Molhes crescem a bom ritmo

Os trabalhos de estabilização das margens do Douro, possível com a
construção dos molhes da barra, deverão estar concluídos em Junho de
2007. No local é visível que falta muito para terminar a obra, mas o
Instituto Portuário e Transportes Marítimos garante que não há
atrasos.

Os grandes objectivos a alcançar com a concretização deste projecto
prendem-se com a melhoria da acessibilidade marítima, a protecção
marginal da cidade do Porto e a estabilização sedimentar do
Cabedelo, em Gaia, mantendo a capacidade de escoamento das cheias do
rio Douro, sendo que é primordial a estabilização das margens do
estuário e a melhoria das condições de navegabilidade.

Na obra de construção dos molhes da barra do Douro está ainda
prevista a criação de uma série de zonas de lazer dotadas de um
conjunto de jogos de divertimento e aventura, um bar esplanada e um
espaço de aluguer de bicicletas e patins. Os molhes terão ainda dois
passeios, um superior e ao ar livre, aberto sobre o mar e de
utilização condicionada à meteorologia, e outro interior, em galeria
fechada, com janelas rasgadas a sul e acesso permanente ao farol.
Esta será uma galeria que possibilitará o uso dos molhes nos meses
de Inverno, podendo assim as pessoas aceder até ao farol de
Felgueiras e daí observar o mar.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=17f6657ad4a
04653e45279f4a73e5667

Os molhes do Douro deverão ter outra importante valência e que se
relaciona com o aproveitamento da energia das ondas, conforme foi já
protocolado pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a
Labele/EDP e a Consulmar. Não obstante, não está ainda formalmente
decidido pelo Governo se os molhes do Douro poderão acolher a
inédita central de produção de electricidade.

A tecnologia a aplicar nos molhes do Douro, caso a denominada
Central de Energia das Ondas seja construída, será a da coluna de
água oscilante. Isto é, as ondas criam um fluxo de ar que fará
accionar as quatro turbinas. Conforme anunciado, a central terá
capacidade para produzir o suficiente para as necessidades diárias
de 500 a 600 habitações, e deverá custar 2,8 milhões de euros. A
decisão terá ser tomada antes da instalaçãos dos últimos caixotões
de betão que formam o molhe, conforme frisaram na altura os
responsáveis pelas empresas.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=89951df933c
56822c718b0efabfcd21b

==========================
3. Porto: Parque tecnológico avança

O Parque de Ciência e Tecnologia, que ficará instalado no pólo da
Asprela, vai arrancar no próximo ano. O reitor da Universidade do
Porto, José Marques dos Santos, acredita ser possível iniciar e
concluir a construção durante 2007, estando actualmente a
ser “preparada a candidatura final ao financiamento”.

A criação do novo equipamento vai ser, na opinião de José Marques
dos Santos, “fundamental para acolher os «spin-off» [organismos/
empresas que aplicam no mercado de trabalho o conhecimento
resultante da investigação científica e tecnológica]” que a própria
Universidade do Porto “está a tentar promover”. O trabalho
desenvolvido no terreno, aponta, “tem demonstrado que há um enorme
potencial que, muitas vezes, não tem aparecido”. E como exemplo
refere o caso dos pedidos de patentes que, este ano, “são mais do
que o número de patentes registadas durante 2005 todo”.

Simultaneamente, o reitor reiterou a intenção de ver avançar a
construção de três novos edifícios, no âmbito do contrato-programa
assinado com o Governo em 2001 e que, até hoje, continua por
cumprir. Os projectos incluem um novo edifício para a Faculdade de
Medicina, um outro para o Instituto de Ciências Biomédicas Abel
Salazar (ICBAS)/ Faculdade de Farmácia e um terceiro para a
Faculdade de Nutrição.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3b36e479279
aebae91ec07d25c49da2d

==========================
4. Amarante e Marco: Exploração da linha do Tâmega

Com o fim eminente das linhas do Corgo, Tua e Tâmega, os autarcas da
região já pensaram em soluções e chegaram mesmo a apresentar
propostas. O problema, dizem, é a falta de articulação entre a CP e
as autarquias. “O comboio não pode parar. Se tal acontecer Trás-os-
Montes fica sem ligação ferroviária ao litoral”, salientou o
autarca. “Se houvesse mais horários e em horas diferentes, o comboio
poderia ter sido um meio de transporte mais importante”, frisou.
Defendeu ainda um maior aproveitamento turístico da linha do Tua, a
qual considera que atravessa uma paisagem “deslumbrante”. Se a
intenção de construir uma barragem na foz do Tua avançar, esta linha
ficará completamente submersa, pelo que, o futuro do comboio no Tua
poderá estar seriamente hipotecado.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=a01562cd02a
8f155e2a409d111a3da45

Ao mesmo tempo que o país debate a introdução do comboio de alta
velocidade, a pequena aldeia nortenha de Alvações do Corgo receia
ver partir o seu único transporte público: o pequeno e pachorrento
comboio.

O comboio começou a atravessar o vale do Corgo em Abril de 1906 e,
mais de um século depois, continua a ser o meio de transporte
utilizado pelos habitantes de Alvações do Corgo, Vila Nova de
Penaguião, para se deslocaram a Peso da Régua, no coração do Douro,
ou à capital de distrito, Vila Real.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=0619647a80b
792a7ce99ec96acf8a18d

==========================
5. Luso: Há pouco mas bom mel

A seca do ano passado condicionou a floração e esta a quantidade de
mel produzido no Litoral Centro. Este ano há pouco mel, mas,
garantem os apicultores, o que há é de boa qualidade e vão demonstrá-
lo na Feira do Mel e do Pão do Luso, no próximo fim-de-semana (de 12
a 15 de Agosto).

Será um mel com um leve travo amargo provocado pela urze o deste
ano, já que a fraca floração originada pela seca limitou a esta flor
a recolha de pólen pelas abelhas, tornando-se menor a influência da
flor do eucalipto, uma das bases do mel produzido na região Centro.

Além dos frascos de mel, do pólen, muito apreciado pelas vitaminas
que possui, e dos licores e aguardentes de mel de confecção caseira,
os apicultores terão na banca produtos de beleza como champô,
sabonete ou cremes, colheres próprias para tirar o mel, bolos e
biscoitos, chá, e geleia real.

https://jn.sapo.pt/2006/08/07/centro/ha_pouco_bom_devido_a_seca_2005.h
tml

==========================
6. Coimbra: Carta de ruído

As áreas próximas das vias de tráfego, principalmente nos
aglomerados urbanos, são os locais onde se regista maior nível de
ruído no município de Coimbra. Esta é a principal conclusão de um
Mapa de Ruído, elaborado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra, e que agora foi entregue à Câmara Municipal.

Segundo o estudo, “os níveis sonoros existentes são condicionados
pela circulação automóvel, nomeadamente na A1, A14, no IC2, EN1, IP3
e na Via Rápida de Taveiro”. “São conclusões óbvias”, considerou o
vereador da Protecção Civil, Álvaro Sêco, ao criticar o estudo
por “esquecer a zona da Guarda Inglesa, onde houve recentemente
alterações ao trânsito que afectaram o ruído”.

“As principais vias rodoviárias situam-se no tecido urbano, porque
não há variantes a Coimbra”, lamentou João Rebelo, ao reivindicar
a “rápida construção da Circular Externa (IC3) e da futura variante
ao IC2”.

https://jn.sapo.pt/2006/08/07/centro/maiores_niveis_ruido_junto_vias_t
raf.html

==========================
7. Aveiro: Move Aveiro relança projecto BUGA

O projecto BUGA (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) conta,
desde o início do mês, com uma rede alargada de parques, cerca de
duas dezenas, espalhados pela cidade, onde é possível apanhar e
deixar uma bicicleta. A utilização das BUGA passa a exigir a simples
colocação de uma moeda de 50 cêntimos (antes era preciso deixar um
documento) num sistema em tudo semelhante ao dos carrinhos de
compras dos supermercados.

https://jn.sapo.pt/2006/08/07/centro/move_aveiro_relanca_projecto_buga
.html

==========================
==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
de Notícias e de O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
jornais ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
contacto@campoaberto.pt
telefax 229759592
Apartado 5052, 4018-001 Porto

Selecção hoje feita por Maria Carvalho

__._,_.___

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogrupos.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

https://br.groups.yahoo.com/group/pned/

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama