• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
http://www.campoaberto.pt/
http://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
http://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Quinta-feira, 25 de Maio de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Afinal, indústria também paga renováveis

O diploma que estabelece os critérios do novo regulamento tarifário a elaborar pela Entidade Reguladora dos Seviços Energéticos (ERSE) não prevê que 100% dos sobrecustos com energias renováveis passe para a factura eléctrica das famílias portuguesas, ao contrário do que foi anunciado em Janeiro pelo Governo

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/economia_e_trabalho/afinal_industria_tambem_paga_renovav.html

==========================
2. Hortofrutícolas com prioridade

O Governo tenciona aplicar quase metade (45%) dos apoios agrícolas, entre 2007 e 2013, no eixo da competitividade, que engloba quatro sectores considerados prioritários floresta, vinha, olival e hortofrutícolas. A revelação foi feita ontem pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, num seminário em Alcobaça sobre o futuro da hortofruticultura.
Está previsto que a agricultura portuguesa receba, naquele período, ajudas anuais de 500 milhões de euros.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/economia_e_trabalho/hortofruticolas_prioridade.html

==========================
3. Água de zonas balneares com melhor qualidade

Em 2005, havia 400 praias com água de boa qualidade, mais 42 do que no ano anterior. De acordo com uma recolha de dados feita pela Quercus, o panorama geral melhorou, apesar de as 13 zonas balneares com a classificação de más (mais duas do que em 2004).

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/sociedade_e_vida/agua_zonas_balneares_melhor_qualidad.html

==========================
4. Edifícios a nascer no quarteirão das traseiras da Casa da Música

A futura sede do Banco Português de Negócios (BPN) já está em construção. Depois de três anos de acesa polémica e do entendimento alcançado com a Câmara do Porto, em Julho do ano pasado, deu-se início, agora, aos trabalhos de escavação e de contenção periférica no terreno, contíguo à Casa da Música. O edifício de sete pisos com dois corpos, unidos por uma pala, foi projectado pelo arquitecto Ginestal Machado e ficará concluído em 2008.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/porto/edificios_a_nascer_quarteirao_trasei.html

==========================
5. Câmara vende cinco lotes

A Quinta da Belavista, na Madalena, em Gaia, poderá albergar um pólo industrial. É, pelo menos, essa a vontade da Câmara gaiense, que vai colocar cinco lotes municipais à venda. A hasta pública ainda não tem data marcada, mas as contas já estão feitas. A autarquia espera arrecadar mais de 1,53 milhões de euros com a alienação.

A operação de loteamento partiu de iniciativa camarária. Grande parte da área da Quinta da Belavista, situada na rua e na travessa do Passadouro, está ocupada actualmente pelos estaleiros da Suldouro e da Câmara. No entanto, o Município decidiu dar uma utilidade ao terreno sobrante. O espaço vazio, com pouca vegetação e dois acessos provisórios em terra e em alcatrão, tem servido para colocar pedras, paralelos, algum entulho e até velhos candeeiros públicos.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/porto/camara_vende_cinco_lotes.html

==========================
6. Metro quer 30 mil clientes/dia

A Empresa do Metro estima que a Linha Violeta, que estabelece a ligação entre o Estádio do Dragão, no Porto, e o aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, Maia, terá uma procura de aproximadamente 30 mil passageiros por dia. Um número que reflecte, também, a afluência de clientes nos troços que a Linha Violeta partilha com as linhas Vermelha (Verdes/Senhora da Hora), Verde e Azul (Senhora da Hora/Estádio do Dragão). A nova extensão (a última da primeira fase) é inaugurada, depois de amanhã, pelo primeiro-ministro, José Sócrates. Na cerimónia, marcada para as 11.30 horas, também estará presente o ministro das Obras Públicas e dos Transportes, Mário Lino.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/porto/metro_quer_mil_clientesdia.html

==========================
7. Parceria para parque empresarial

Foi oficialmente constituída a SANJOTEC – Associação cientifica e Tecnológica que irá gerir o futuro Centro Empresarial e Tecnológico (CET) de S. João da Madeira, projecto com custo estimado de 6,65 milhões de euros, vocacionado para receber e fomentar a criação de projectos empresariais ligados à área da inovação tecnológica.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/porto/parceria_para_parque_empresarial.html

==========================
8. Acção contra grande superfície

A Associação Empresarial de Fafe (AEF) vai entregar nos próximos dias uma acção em tribunal para tentar travar a instalação de mais uma grande superfície comercial em Fafe. As obras para a instalação do “Feira Nova” já dão os primeiros passos mas não no terreno onde inicialmente estava prevista. Ao que o JN apurou, dificuldades no acordo de aquisição do terreno levaram a esta solução de recurso, que dista da primeira cerca de 200 metros.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/accao_contra_grande_superficie.html

==========================
9. Automóveis poderão voltar a circular no centro histórico

O trânsito pode voltar ao Largo de S. Gonçalo e à Rua de 5 de Outubro, em Amarante. Uma medida que vai contra a vontade da maioria socialista que lidera a Câmara, mas que foi aprovada, em reunião de Executivo, pela oposição. A união entre PSD e Movimento Amar Amarante venceu o PS, mas a palavra final sobre o regresso dos automóveis ao Centro Histórico de Amarante caberá à Assembleia Municipal.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/automoveis_poderao_voltar_a_circular.html

==========================
10. Moradias mais baratas para jovens

A Câmara de Mogadouro assinou um protocolo com uma empresa de construção civil com vista à edificação de 60 moradias T3 e T4, que serão colocadas no mercado a preços controlados – não deverão ultrapassar 76 mil euros.
A construção das moradias tem o apoio do Instituto Nacional de Habitação (INH) e a empresa construtora tem ainda como compromisso a aquisição de terrenos.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/moradiasmais_baratas_para_jovens.html

==========================
11. Navegar no Douro Internacional

Os turistas têm um novo atractivo para visitarem o troço internacional do rio Douro, entre a praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, e as barragem espanholas de Aldeia d’Ávila e Saucelle. Trata-se de um barco com capacidade para 51 pessoas, lançado há poucos dias às águas do Douro, sendo propriedade do município de Freixo de Espada. Custou 250 mil euros e foi construído em Vila do Conde.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/navegar_douro_internacional.html

==========================
12. Água e saneamento concessionados

O executivo social-democrata da Câmara de Castelo de Paiva pretende entregar a rede de abastecimento de água e de saneamento do concelho, em alta e em baixa, à empresa Águas de Portugal.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/agua_e_saneamento_concessionados.html

==========================
13. Megaprojecto turístico em Seixas

Promete acesa polémica a assembleia de freguesia extraordinária de Seixas agendada para esta noite, para discutir e aprovar um protocolo para “promoção e concepção de um projecto de carácter turístico” naquela aldeia.
O megaprojecto prevê a cedência de 754 mil metros quadrados de terrenos da freguesia e outros tantos milhares de particulares, para construir um campo e academia de golfe para treino, piscinas, campos de ténis, circuito de manutenção e BTT, hotéis, construções de baixa densidade, campos de jogos convencionais, pavilhão gimnodesportivo e actividades náuticas, com recurso à utilização do cais de Seixas.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/megaprojecto_turistico_seixas.html

==========================
14. Atraso das obras conhecido em Junho

O atraso que se verifica nas obras da ponte Eiffel de Viana do Castelo, atribuído a situação que “não estava prevista” no caderno de encargos (a corrosão detectada, durante a fase inicial dos trabalhos, nas vigas da ponte), foi já admitido pela tutela. Porém, a data do final da intervenção permanece, ainda, uma incógnita.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/norte/atraso_obras_conhecido_junho.html

==========================
15. Porto de mar ligado a Neiva

As obras dos futuros acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo devem arrancar no próximo ano, compreendendo a obra a criação de uma via com cerca de 18 quilómetros de extensão, do “nó” de Neiva do IC1/A28 àquela infra-estrutura, situada na margem esquerda do estuário do Lima.

http://jn.sapo.pt/2006/05/25/minho/porto_mar_ligado_a_neiva.html

==========================
16. Arquitectura Ticinese mostra-se no Porto

A Faculdade de Arquitectura acolhe, até 7 de Junho, uma exposição que conta uma história, através de moldes simples, de uma corrente arquitectónica contemporânea suíça. Organizada em colaboração com o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (UC), a mostra propõe uma viagem pela obra e trajectos de grandes mestres da Arquitectura Ticinese através de uma selecção de desenhos, fotografias e notas explicativas de um movimento que galgou fronteiras para se afirmar em todo o mundo.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=d4eed004b8bcf41cc44b33eb55b31241

==========================
17. Concurso do Polis para venda de 26 lotes ficou deserto

O concurso público lançado pelo Programa Polis de Viana do Castelo para a venda de 26 lotes de terreno no Parque da Cidade, cujo preço-base era de 19,5 milhões de euros, não recebeu qualquer proposta. Fonte da VianaPolis, sociedade gestora daquele programa, explicou que o concurso terminou e minimizou a ausência de propostas, considerando até que ela já era “mais ou menos previsível”, já que, nesta fase, em causa estava a venda da totalidade dos lotes a um único comprador. Cumprido este “obrigatório” trâmite processual, a VianaPolis vai agora tentar, em leilão marcado para 30 de Maio, vender “pacotes” de dois ou três lotes cada.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=c4d36ea7d54af64c37f2ee1a84bfe82d

==========================
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
http://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
http://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário