• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Artigos

 


A PROPÓSITO DE 2014 ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Por decisão da 66ª Sessão Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, o ano de 2014 será dedicado à agricultura familiar como reconhecimento da sua contribuição para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Segue-se um artigo, publicado no início de 2014 no jornal Quercus Ambiente, escrito a pedido deste pelo atual presidente da direção da Campo Aberto, com pequenas adaptações.

Três das ilustrações pertencem à revista estadounidense The Mother Earth News, fundada em 1970, [...ler mais]


UM ANO DEPOIS DA TOMADA DE POSSE DO NOVO EXECUTIVO
MUNICIPAL DO PORTO – LUZ E SOMBRAS NA POLÍTICA DE AMBIENTE

Dentro de dias, em 22 de outubro, completa-se um ano desde a tomada de posse do atual executivo municipal do Porto. Em matéria de ambiente, há várias coisas positivas a realçar. No entanto, com uma sombra que custa a compreender – o Conselho Municipal do Ambiente (CMA) ainda não foi convocado. Outro ponto sombrio algo inexplicável: no sítio eletrónico do município, sobre o CMA, existe pouco mais, aparentemente, que uma curta definição e a lista dos membros que o compõem. [...ler mais]


Imagem obtida ao longo de um dos percursos «Caminhos do Romântico» no Porto

(Veja também o artigo Porto Luz e Sombras)

Em resposta à carta de cinco associações em que estas enviavam o documento datado de 28 de junho de 2014, foi recebida, com data de 18 de julho, e só lida em finais de agosto, uma carta do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto em que se anuncia a convocação para breve do Conselho Municipal de Ambiente.

Note-se que essa será a primeira reunião do CMA convocada pelo atual executivo, que entrou em funções em 22 de outubro de 2013.

Porque demora tanto o CMA a reunir? [...ler mais]


DUAS CADEIAS DE HIPERMERCADOS DESTACAM-SE PELA FALTA DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

Inserimos adiante o texto de um comunicado divulgado em 28 de julho de 2014 pela Plataforma Transgénicos Fora, de que a Campo Aberto faz parte. Os subtítulos são da Campo Aberto.

Leia, divulgue, colabore!

Veja também:

www.stopogm.net : Plataforma Transgénicos Fora

Farinhas de milho, transgénicas ou não?
A Plataforma Transgénicos Fora realizou em dez cadeias de hipermercados um levantamento das farinhas de milho provenientes de milho geneticamente modificado (GM, ou transgénico) e encontrou [...ler mais]


DOCUMENTO ENTREGUE AO VEREADOR DO AMBIENTE DO PORTO,
FILIPE ARAÚJO

 

(Imagem do Parque Oriental do Porto, em construção. Foto: Dalila Pinto)

 

Algumas associações cívicas que cooperam sob o lema «Agir em Convergência» divulgam um documento que entregaram ao Vereador da Inovação e Ambiente do Porto, Filipe Araújo. O documento intitula-se «Prioridades para o Porto em Matéria de Ambiente» e foi entregue em reunião solicitada ao Vereador, que se realizou em 28 de março de 2014. Nessa reunião estiveram representadas as associações signatárias do documento: [...ler mais]