- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Opinião # 9- "Acima a Baixa (3)"

Crónica de Costa Carvalho (no Comércio do Porto)
Extravagário – Acima a Baixa (3)
« (…) Com estes antecedentes histórico-parentais, julgo-me com direito a perguntar duas ou três coisas à sociedade do “masterplan”, salvo seja! E digo simplesmente “perguntar” e não “colocar questões”, porque não sou tão erudito quanto os meus colegas dos meios audiovisuais. Perdoe-se, pois, ao beócio.

A pergunta inicial é: a unificação espacial da Avenida dos Aliados e da Praça da Liberdade [1] irá significar uma só unidade toponímica, com a imolação da Liberdade? Se sim, dois avisos à navegação: primeiro, Salazar, manholas e não artolas, ao menos nessa Liberdade de fachada ou de placa nunca tocou, honra lhe seja feita; segundo, «a esquerda burra é muito mais antiportuguesa que a direita burra (que essa é babada por Portugal e o Salazar)», como escreveu Jorge de Sena numa carta a Vergílio Ferreira.
Outra perguntinha: o senhor D. Pedro IV e a sua real montada vão mudar de picadeiro [2]? Se vão, aí é que bate a pincha. A subscrição pública de há 140 e tantos anos obrigaria, cuido eu, a respeitar-se a vontade e a bolsa dos portuenses, uma e outra sempre esmifradas pelas iniciativas camarárias e quejandas. Importava, por consequência, e na impossibilidade de se ouvir os egrégios avós, saber o que do assunto pensam os seus descendentes. Ou “A Portuguesa” é só letra e tudo continua a ser o da Joana?! (…) »
Ler texto completo

(arquivado em : ALIADOS- OPINIÃO [3] * ALIADOS-HISTÓRIA [4])