• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Campo Aberto organiza no dia 28 de Maio, a partir das 14h30, uma visita à Quinta do Alão, em Leça do Balio, guiada pelo seu proprietário. A Casa de Recarei, na Quinta do Alão, está referenciada desde o século XV. Os actuais jardins, notavelmente bem mantidos, têm um cunho seiscentista – com os típicos bancos, alegretes, lago octogonal de desenho barroco, contrafortes e muros talhados em grandes blocos de granito – com alguns acrescentos recentes de bom gosto. São talvez os jardins antigos mais bem conservados de toda a região do Porto.

Destacam-se, pelo porte, várias japoneiras e rododendros, um salgueiro e alguns fetos arbóreos; e, pela sua raridade, um teixo multi-secular, de tronco tipicamente encordoado, que no Verão dá grande profusão de bagas vermelhas. A antiga horta e pomar foram transformados no século passado num bosquete com uma grande variedade botânica, exibindo exemplares bem desenvolvidos de Araucaria bidwillii, Araucaria angustifolia, Ginkgo biloba e Metasequoia glyptostroboides. Ladeia este jardim recente um caminho de buxo coberto por uma arcada de glicínias de flor roxa e perfume intenso.

Esta Quinta, que é pormenorizadamente referida nos livros Jardins com História (org. Cristina Castel-Branco – Edições Inapa, 2002) e Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal (Helder Carita / Homem Cardoso – 2.ª ed. Quetzal, 1998), está classificada como Imóvel de Interesse Público desde Fevereiro de 2002.

O número de participantes é limitado e é obrigatória a inscrição prévia pelo endereço paraujo(at)fc.up.pt

Sobre este passeio, veja os seguintes artigos no blogue Dias com Árvores:

Imprimir esta página Imprimir esta página

2 comentários até agora.

  1. Comment se rendre à cette Quinta ? Merci

  2. Campo Aberto diz:

    Chère Florence, voici l’adresse: Rua do Mainça, 204, Leça do Balio, concelho (commune) de Matosinhos. Vous pouvez essayer d’obtenir un numéro de téléphone ou un email par le google et la localisation para Google Maps. Amicalement, Campo Aberto

Deixar comentário