Boletim PNED de 6 de Julho de 2004

by | Jul 6, 2004 | Boletim | 0 comments

[PNED] Boletim de 6 de Julho
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Terça, 6 de Julho de 2004
=================================

Instruções e informações complementares no rodapé da mensagem.
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

=================================
1. Prémio “Ciência na Escola”
Por ANDRÉIA AZEVEDO SOARES

As escolas secundárias de Arouca e Famalicão venceram ontem a segunda edição do prémio “Ciência na Escola”, um galardão no valor de 15 mil euros atribuído pela Fundação Ilídio Pinho. Famalicão respondeu ao desafio com um trabalho sobre a ciência e a tecnologia na alimentação, ao passo que Arouca apostou nas análises laboratoriais de água como ferramenta de conhecimento e divulgação da ciência.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalPorto/LP12.html

Poluição “grave e silenciosa” detectada por alunos do 3º ciclo nos rios de Arouca. Investigação com base na análise da água foi uma das vencedoras do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola”
Por MANUEL MORATO

A qualidade da água no concelho de Arouca – quer a dos dois maiores rios, quer a dos restantes recursos hídricos, como poços e fontes – tem “uma poluição grave e silenciosa”. (…) Os alunos da escola de Arouca identificaram “elevados níveis” sobretudo de alumínio, ferro e arsénio nos cursos de água, para o que constituiram um laboratório de análises em colaboração com a Faculdade de Ciências e o Instituto Superior de Agronomia. “Analisamos a água e sensibilizamos a população para o facto de a água, mesmo com sabor agradável, ter níveis de poluição graves”.

https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3962&pIdSeccion=2

=================================
2. Edifício Transparente espera licenciamento
Por INÊS SCHRECK

5 milhões de euros correspondem ao investimento necessário para concluir as obras do Edifício Transparente.

Após o recente acordo entre a Casa da Música e a concessionária Hottrade, as obras no Edifício Transparente, no Porto, deverão começar logo que sejam desbloqueados todos os processos necessários ao licenciamento. O projecto para a ocupação do espaço mantém-se tal e qual foi apresentado, até porque, conforme salientou, ao JN, o arquitecto Carlos Prata, foi “negociado” com o seu mentor, o catalão Solà Morales. (…) A ocupação do espaço é variada e distribui-se por pisos. Vejamos em pormenor:
* Na zona da praia, a estrutura contará com oito módulos destinados a restaurantes, bares e esplanadas, aos quais se poderá aceder tanto pelo interior como pelo exterior do edifício.

** O piso rua, virado para o viaduto que remata o Parque da Cidade, terá um módulo destinado a uma cervejaria/marisqueira e outro para uma agência bancária. O mesmo andar corresponde ao segundo piso da discoteca, que terá uma entrada independente pela rua.

*** A ideia mais arrojada surge no primeiro piso, onde será instalada uma caixa gigante em vidro – designada “Box in de Box” -, destinada à prática de actividades físicas.

**** O piso mais alto destina-se a uma sala de estar panorâmica, com serviço de restaurante, café e bar, e esplanada interior com possibilidade de abrir nos dias mais quentes. No mesmo espaço haverá escritórios, que funcionarão numa lógica de centro de negócios. Para terminar, o piso contará com uma galeria de arte para exposições permanentes.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/edificio_transparente_espera_licenci.html

=================================
3. Concurso para novo aparcamento na Praça General Humberto Delgado
Por ISABEL RODRIGUES MONTEIRO

Rui Rio deverá recorrer uma vez mais ao voto de qualidade para fazer aprovar a abertura do concurso de construção do parque de estacionamento na Praça General Humberto Delgado. Isto se não adiar a proposta como pediu Rui Sá. O PS deve votar contra.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=1468b15e2f69ac62ce5aad93124c5a9a

O “projecto Louvre” como já chamaram ao parque de estacionamento que deverá nascer sob a Praça Humberto Delgado, incluindo uma sala para a Câmara do Porto, coberta por uma cúpula de vidro, vai voltar hoje à sessão semanal do executivo.
Por MARLENE SILVA

https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3923&pIdSeccion=7

=================================
4. Medidas preventivas gerem o Urbanismo do Porto por mais um ano
Por MARLENE SILVA

As Medidas Preventivas (MP), que gerem actualmente o Urbanismo do Porto, vão vigorar durante mais um ano. Tudo porque o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) está atrasado, encontrando-se no segundo período de discussão pública. A prorrogação das MP, proposta pelo vereador do Urbanismo, Ricardo Figueiredo, vai hoje a reunião de executivo para evitar a entrada em vigor do PDM anterior, de 1993, uma vez que a sua vigência caduca a 6 de Setembro. Figueiredo explica que o Decreto-lei que estabelece o regime jurídico excepcional da reabilitação urbana de zonas históricas e de áreas críticas, bem como a criação das sociedades de reabilitação urbana (SRU), “motivou a introdução de um capítulo específico no regulamento do PDM, cuja divulgação fundamentou, em grande parte, um novo período de discussão pública”, que termina a 13 de Julho. A abertura de uma nova fase de debate deveu-se ainda à “ponderação das reclamações apresentadas”.
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3922&pIdSeccion=7

=================================
5.
A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Cávado (ADRVC) apresentou ontem dois projectos ao programa comunitário Interreg visando a criação de um território-museu, em parceria com quatro regiões europeias. Os projectos transnacionais serão desenvolvidos em parceria com entidades da Galiza e das Astúrias, em Espanha, da Irlanda do Norte (Reino Unido) e de Brive, em França. Os dois projectos enquadram-se na medida de reforço e promoção da identidade atlântica na globalização, o “Ruralarte” para o desenvolvimento rural e o “Terras” para a integração do património cultural nas políticas de desenvolvimento territorial.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LMBREVES01.html#ST4

=================================
6. Área de paisagem protegida de Esposende tem novo Director
Por CARLA SOFIA MARTINS

Duarte Figueiredo, que foi adjunto do ex-secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, inicia hoje funções como presidente da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE).

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LM04.html

=================================
7. Instituto do Ambiente vai ter dados diários sobre a qualidade do ar em Braga
Por ABEL COENTRÃO

Começaram a funcionar ontem as duas estações de monitorização da qualidade do ar instaladas pela Direcção Regional do Ambiente do Norte na cidade de Braga.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LM01.html

=================================
8. Ligação de Miramar ao IP1 fica concluída em Outubro
Por MARGARIDA FONSECA

“Até dá sono”. O camionista, apanhado a bocejar enquanto esperava uma aberta na fila, estranhou, ontem, que o tráfego no IC1, junto à saída para Arcozelo, estivesse mais lento do que habitual. A viagem rumo ao Porto adivinhava-se penosa.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/ligacao_miramar_ip1_fica_concluida_o.html

=================================
9.
A Câmara Municipal de Vila do Conde está a executar obras de requalificação em alguns espaços públicos do concelho. A Praça José Régio, a Casa de S. Sebastião e o Parque Urbano são as principais áreas de intervenção.(…)O Parque Urbano irá revitalizar uma área com 30 mil m2, num investimento de três milhões e 300 mil euros. Vai funcionar como um pólo de descompressão do tecido urbano e um novo pulmão verde da cidade, de grande vertente lúdica. Com aproximadamente 22 mil m2 de prados relvados, disporá de 750 árvores de variadas espécies e de infra-estruturas de apoio, nomeadamente um bar e um edifício multiusos.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/camara_requalifica_espacos_publicos.html

=================================
10. Grande Centro Comercial abre em Outubro em Vila Real
Por ANA FRAGOSO

O Grupo “Amorim Imobiliárias” investiu 70 milhões de euros na criação do maior centro comercial de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, situado em Vila Real(…). “Dolce Vita Douro”, assim se chama este novo espaço comercial (…)

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalPorto/LP13.html

=================================
11. Quintas e avaliações
Por FRANCISCO TEIXEIRA

(…) aquilo que a Câmara de Guimarães avaliou, para permutar com um particular, a cerca de 45euros o metro quadrado, está a ser vendido, literalmente ao lado, a cerca de 150 euros o metro quadrado! Valores semelhantes aos valores de mercado são encontrados quando avaliados os lotes municipais tendo como critérios os presentes no Guia Tributário do Património. Ora, tendo em conta o tamanho dos lotes de que estamos a falar, a diferença entre a avaliação da Câmara de Guimarães e o valor de mercado ou do Guia Tributário do Património é, só, de cerca de 600 mil contos!

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/minho/quintas_e_avaliacoes.html

=================================
12.
A Câmara Municipal de Guimarães vai arrancar com o sistema de vigilância móvel motorizada nas matas do concelho, mesmo sem certezas quanto à aprovação da candidatura apresentada. “O ano é muito seco e se houver condições meteorológicas que o favoreçam, o Norte não será poupado como foi no ano passado. Todos os cuidados são poucos.”, justificou o presidente da Câmara, António Magalhães.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/minho/vigilancia_motorizada_matas_concelho.html

=================================
13.
Mais de 90 bombeiros, apoiados por dois helicópteros e dois aerotanques pesados, combatiam, à hora do fecho desta edição, um incêndio de grandes proporções que lavrava no Cadavoso, em Pampilhosa da Serra. Detectado cerca das 15h50, próximo da sede do concelho, o incêndio, que não estava ainda circunscrito ao final da tarde de ontem, consumia uma área em que predominam pinheiros e mato.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalCentro/LC40.html

=================================

Para se desligar / religar ou para ler as mensagens em modo página net
veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

=================================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do Público Local
Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho.

Selecção hoje feita por Maria Carvalho

Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
campo_aberto@oninet.pt
telefax 229759592
Apartado 5052, 4018-001 Porto

=================================

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

https://groups.yahoo.com/group/pned/

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
https://br.groups.yahoo.com/group/pned/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
https://br.yahoo.com/info/utos.html

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama