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  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

[PNED] Boletim 03.07.04

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias on-line de ambiente e urbanismo
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Instruções e informações complementares no rodapé da mensagem.
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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Sábado, 03 de Julho de 2004
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1. Metro chega a Pedras Rubras no fim do Verão

O primeiro troço da futura linha de metro da Póvoa, entre a Senhora da
Hora e Pedras Rubras, estará concluído já no final do Verão. As viagens
experimentais, entre a Senhora da Hora e Crestins, deverão começar já no
próximo dia 15 de Julho. Com o avanço da linha da Póvoa até Pedras
Rubras já marcado para o final do Verão, os transportes alternativos da
Metro do Porto (MP), que desde o encerramento da antiga linha da CP
transportam os passageiros até à Povoa e a Vila do Conde, deverão também
avançar para Crestins.

http://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3669&pIdSeccion=7&

Linha do metro vai finalmente seguir até ao Aeroporto Francisco Sá
Carneiro:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=fa45798e2db2ff94899f6f0ff2d96359

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2. Circunvalação será desnivelada em frente ao Hospital de S. João

A Metro do Porto (MP) deverá desnivelar a Estrada da Circunvalação em
frente ao Hospital de S. João, a fim de minimizar os impactos da nova
linha do metropolitano, que ligará o hospital a Gaia, no serviço daquela
instituição hospitalar, nomea- damente no que diz respeito ao acesso às
urgências. O novo projecto espera agora aprovação do Ministério das
Obras Públicas. O projecto original, recorde-se, previa a coexistência
entre o metro e o trânsito da Circunvalação, obrigando a que qualquer
veículo que se dirigisse à Urgência tivesse que cruzar a linha de metro.

http://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3660&pIdSeccion=7

Circunvalação desnivelada para a passagem do metro:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=d2b4312db21705dafd96df14f8525fef

Metro do Porto Quer Desnivelar Circunvalação Junto ao Hospital de S.
João:
http://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LP06.html

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3. Um terço da Ponte Luiz I será reconstruído pela Metro

O estado de corrosão da estrutura de suporte da Ponte Luiz I obrigará a
Metro do Porto (MP) a substituir grande parte do ferro que compõe a
velhinha travessia com mais de 117 anos de existência. “Todo o ferro do
tabuleiro superior da Ponte Luiz I foi substituído e grande parte do
ferro da estrutura de suporte da ponte também”, explicou ontem o
presidente da Comissão Executiva da MP, Oliveira Marques, acrescentando
que, apesar dos trabalhos “extra”, a intervenção não deverá atrasar a
obra na “Luiz I”.

http://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3663&pIdSeccion=7

Ponte Luiz I mais degradada do que o previsto:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=03569809dea63f4ae081767d80a2ade8

Corrosão do metal obriga Metro a refazer a ponte Luís I:
http://jn.sapo.pt/2004/07/03/grande_porto/metro_refaz_ponte_luis_i.html

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4. Em estudo a passagem por baixo do porto de Leixões entre Matosinhos e
Leça

O metro poderá vir a passar em túnel por baixo do Porto de Leixões,
ligando Matosinhos a Leça da Palmeira. O projecto, incluído na linha da
Boavista, está a ser estudado pela Metro do Porto (MP), enquanto
alternativa à passagem do metropolitano à superfície rumo a Leça da
Palmeira. Relativamente à futura linha da Boavista está ainda em estudo
a viaduto do Parque Cidade. A decisão definitiva não está ainda tomada,
mas Oliveira Marques já vai dando a construção do novo viaduto como
quase certa. “Gostava que se pudesse aproveitar o actual viaduto, mas
ele de facto não foi construído para isso”.

http://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3665&pIdSeccion=7

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5. PDM de Vale de Cambra pode ser alterado para proteger Trebilhadouro

A Câmara de Vale de Cambra vai alterar o Plano Director Municipal (PDM)
para a aldeia abandonada de Trebilhadouro a fim de evitar a construção
de prédios no local, disse ao COMÉRCIO o presidente da autarquia.
Eduardo Coelho explicou que “vai ser feita uma excepção ao PDM”, que
considera esta aldeia uma zona urbana, não obstante estar inserida numa
área rural. Esta medida foi “forçada” depois de um empreiteiro do
concelho ter comprado parte das casas da aldeia, que fica perdida nas
encostas da Serra da Freita, no lugar de Sandiães, freguesia de Rôge, e
ter aí iniciado algumas obras.

http://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3668&pIdSeccion=9

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6. Cinco fogos por controlar

Cinco incêndios florestais fustigavam mato e pasto ao final da tarde de
ontem. As condições meteorológicas, com altas temperaturas, baixos
valores da humidade relativa do ar e ventos predominantes de Leste,
continuavam a ser propícias à deflagração e propagação de incêndios

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c&subsec=&id=b051b38568faa7197f0e810f72b9579d

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7. Póvoa cria linha de autocarros grátis

Visando afastar os automóveis das “sempre tão congestionadas” zonas
balneares da Póvoa de Varzim, o serviço é garantido por dois autocarros
sete dias por semana, entre as 9 e as 18h00, ligando a central de
camionagem, na entrada da cidade, ao Largo do Passeio Alegre, na frente
marítima da Póvoa de Varzim, detalhou a fonte.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=b49a68cd74dd8d8f7ac977a0456bd985

Póvoa de Varzim disponibiliza transporte gratuito para as praias:
http://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3612&pIdSeccion=7

Autocarros gratuitos da cidade à praia:
http://jn.sapo.pt/2004/07/03/grande_porto/autocarros_gratuitos_cidade_a_praia.html

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8. Parte Norte do concelho também será abrangida até 2006: Sul livra-se
das passagens-de-nível

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, anunciou que
até 2006 a parte sul do concelho deixará de ter passagens-de-nível, com
a construção de sete passagens desniveladas em seis freguesias. Na zona
Norte o mesmo irá contecer até 2006.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=a37df06c11b6b52e3459ca243b800446

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9. Faltam projectos para a recuperação ambiental

São precisos 50 milhões de euros para iniciar a recuperação ambiental
das 62 antigas minas de urânio abandonadas no país. O processo implica a
formalização de uma candidatura ao PRAMA (Programa de Recuperação
Ambiental de Minas) no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.

http://jn.sapo.pt/2004/07/03/centro/faltam_projectos_para_a_recuperacao_.html

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10. À descoberta de Aboim

“O futuro de Aboim passa pela aposta na natureza”. É assim que António
Novais, presidente da Junta, vê o possível desenvolvimento da freguesia
que se situa a norte do concelho de Fafe e que terá, a partir de hoje,
um importante pólo para a atracção de forasteiros. A inauguração do
percurso pedestre “À descoberta de Aboim”. A grande riqueza natural da
freguesia pode observar-se através dos núcleos megalíticos de Aboim e da
Lagoa e nas aldeias de Mós, Figueiró e Barbeita, com grande vivência
medieval. Aboim possui, também, o único moinho de vento do concelho, que
se encontra em fase de restauro.

http://jn.sapo.pt/2004/07/03/minho/a_descoberta_aboim.html

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11. Moradores desconhecem destino do Campo da Agonia

A Vianapolis prepara-se para avançar com a intervenção no Campo da
Agonia, que visa a construção de um parque de estacionamento
subterrâneo, com capacidade para cerca de 1200 lugares. O programa de
requalificação urbana prevê, também, a demolição das casas de piso
térreo existentes no local, mas os moradores contestam a decisão e
dizem-se indignados pelo silêncio que rodeia o seu futuro.

http://jn.sapo.pt/2004/07/03/minho/moradores_desconhecem_destino_campo_.html

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12. Atrasos na Lei do Arrendamento Põem em Risco Recuperação da Baixa do
Porto

A reabilitação da Baixa do Porto pode estar seriamente comprometida por
causa da indefinição em que mergulhou a nova lei do arrendamento. Aquele
que é o pilar fundamental do projecto gizado pela Sociedade de
Reabilitação Urbana (SRU) do Porto chegou a ter discussão parlamentar
agendada para este mês, mas poderá não sair da gaveta, em virtude das
mudanças na liderança do Governo.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LP05.html

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13. Comunistas Querem Criar Gabinete para Preservar a Serra da Freita

O PCP apresentou ontem, em Arouca, um projecto de resolução entregue na
semana passada na Assembleia da República e que prevê a criação do
gabinete da Serra da Freita. No documento, que ontem foi dado a conhecer
pela primeira vez à população, os deputados do PCP recordam a
importância das serras da Freita e da Arada para a preservação de
diversas espécies animais e vegetais, como as turfeiras, o lobo, a
salamandra lusitânica e o lagarto de água, sendo ainda o refúgio da raça
bovina autóctone arouquesa.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LP15.html

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14. EDITORIAL: Uma Montanha Russa no Subsolo do Porto

1. Uma montanha russa. Parece ser este o perfil das condutas de
saneamento instaladas na Rua de Sá da Bandeira, no Porto, no âmbito das
obras da Sociedade Porto 2001. O resultado do subterrâneo e inútil
“parque de diversões” é que a rede de saneamento instalada há tão pouco
tempo não serve rigorosamente para nada, valendo aos portuenses que por
ali moram e trabalham o bom desempenho dos velhinhos esgotos da cidade.
O que este caso tem de extraordinário é que, mais do que uma obra mal
feita, estamos perante uma empreitada cujo resultado é, do ponto de
vista da comunidade, rigorosamente inútil, não serve para nada. E isso,
salvo melhor opinião, deveria obrigar a que se apurassem
responsabilidades e que alguém pagasse pelo que (não) fez.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LPEDIT.html

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15. Câmara Esposende Revoltada por Falta de Apoio para Prevenção de
Fogos

A Câmara de Esposende está revoltada com o facto do Governo ter excluído
o concelho do grupo de regiões consideradas de risco de incêndios
florestais. A decisão retira à autarquia o acesso aos Programas
Ocupacionais definidos pelo governo o ano passado após a vaga de
incêndios que lavrou pelo país e que têm por objectivo a prevenção dos
fogos florestais.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalMinho/LM03.html

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16. Sevinate Reconhece Que Estado Não É Exemplo na Prevenção Florestal

“Enquanto tivermos situações destas no património do Estado, não podemos
dizer nada para fora.” Este foi o desabafo do ministro da Agricultura,
Sevinate Pinto, quando ontem visitou, na área de Sines, uma mata pública
que há cerca de 20 anos não era limpa.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/Sociedade/S07.html

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FIM DA PARTE NOTICIOSA/SEGUEM-SE INSTRUCÕES EM RODAPÉ

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Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net
veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
http://groups.yahoo.com/group/pned/

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INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Abaixo apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do Público
Local Porto e Minho.

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre
o
Vouga e o Minho.

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
campo_aberto@oninet.pt
telefax 229759592
Apartado 5052, 4018-001 Porto

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