- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 29 de Junho de 2004

[PNED] Boletim 29.06.2004
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Terça, 29 de Junho de 2004
=================================

Instruções e informações complementares no rodapé da mensagem.
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

=================================
1. Coisas estivais
Por BERNARDINO GUIMARÃES

Temos todos direito a saber o que andamos a respirar. Mas a verdade é que não sabemos.

https://jn.sapo.pt/2004/06/29/grande_porto/coisas_estivais.html

=================================
2. Obras do lanço que liga a VCI a Gondomar arrancaram ontem
Por NATÁLIA FARIA

O pontapé de saída para a construção do IC29, o primeiro lanço de ligação entre a VCI e Gondomar, que engloba a polémica Alameda de Azevedo, foi dado ontem, com a demolição do ATL do Bairro da Associação de Moradores de Pego Negro, na zona oriental do Porto.

https://jornal.publico.pt/2004/06/29/LocalPorto/LP05.html

=================================
3. “Compromisso foi rasgado”
Por PATRÍCIA GONÇALVES

A polémica renasceu. O pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto, segundo o vereador do Ambiente, recuou nas alterações previstas no traçado da Alameda de Azevedo e quer construir a via de acordo com o projecto original. Rui Sá não aceita e ameaça chumbar o PDM.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=21d3ec63a2c98ae0bd1a85152b02f09e

=================================
4. Pelouro do Urbanismo não deve interferir no desenho do Parque Ambiental
Por PATRÍCIA GONÇALVES

Rui Sá quer que seja o pelouro do Ambiente a assumir todo o projecto do Parque Oriental. Para o vereador, é saudável uma colaboração com os serviços do Urbanismo, liderados por Ricardo Figueiredo, mas “deve haver um responsável bem definido”. O autarca da CDU quer assumir, em pleno, toda a planificação do futuro Parque Oriental da cidade, uma vez que “não é possível que existam dois pelouros a interferir num mesmo projecto”.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=66faa2bdc43adecc3c25e7f11352dd9e

=================================
5. Primazia a peões na Ribeira é cada vez mais inevitável
Por MARGARIDA FONSECA

O estacionamento selvagem e a danificação de mecos em ruas da Ribeira do Porto levantaram, de novo, vozes favoráveis ao afastamento de carros da zona, tornando cada vez mais inevitável a primazia aos peões. Antes de uma decisão definitiva, os defensores da ideia consideram que há que ouvir moradores, comerciantes e as quatro juntas (Vitória, Miragaia, Sé e S. Nicolau).

https://jn.sapo.pt/2004/06/29/grande_porto/primazia_a_peoes_ribeira_e_cada_mais.html

=================================
6. Parque nos Aliados está fora do Plano Director

O parque de estacionamento da Praça do General Humberto Delgado foi esquecido no Plano Director Municipal (PDM). (…) Apesar do aparcamento estar ausente do plano director, mantém-se a intenção camarária de executá-lo. A proposta para a abertura do concurso público de construção e de exploração do parque subterrâneo com capacidade para acolher 525 viaturas e um auditório foi retirada na passada reunião, com a promessa de ser submetida à votação do Executivo na sessão do dia 6 de Julho. (…) Para o auditório subterrâneo receber luz natural, seria criada uma grande clarabóia em forma de pirâmide a erguer no local onde está hoje a estátua de Almeida Garrett. A escultura ficaria mais a sul.

https://jn.sapo.pt/2004/06/29/grande_porto/parque_aliados_esta_fora_plano_direc.html

=================================
7. Comissão da SRU explica trabalho à Câmara do Porto
Por ANA CRISTINA GOMES

A comissão instaladora (CI) da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto presta hoje contas do trabalho realizado neste primeiro ano de actividade.(…) Presidida por Joaquim Branco, a CI já tem em mãos o estudo estratégico para a recuperação da Baixa, mas ainda não o divulgou. (…) A reabilitação deve começar no início do próximo ano. A estratégia de intervenção deverá ser definida com base no referido estudo, realizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Para já, o documento apenas foi divulgado a uma série de personalidades – Miguel Cadilhe, Nuno Grande, Valente de Oliveira, Artur Santos Silva, Condé Pinto, Novais Barbosa, Hélder Pacheco, Braga da Cruz, Miguel Veiga e Daniel Bessa – que, de futuro, formarão o conselho consultivo da SRU.
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3211&pIdSeccion=7

=================================
8. Bloco quer ver reserva do Mindelo debatida no Parlamento
Por MÁRCIA VARA

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou na Assembleia da República um requerimento, dirigido ao Ministério do Ambiente, onde questiona o Governo acerca das diligências que tem feito no sentido de classificar a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), em Vila do Conde, em área de paisagem protegida.

https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3238&pIdSeccion=7

=================================
9. Aeronaves e viaturas para combater fogos
Por ALEXANDRA SERÔDIO

O distrito de Leiria recebeu, ontem, duas novas aeronaves ultraligeiras e nove viaturas de combate a incêndios florestais, que começarão a patrulhar a região no dia 10 de Julho até 30 de Setembro. Uma iniciativa englobada num projecto pioneiro, denominado “Leiria+Verde”, que tem como parceiros a Fundação Vodafone Portugal, Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) e Governo Civil de Leiria. O investimento é de 500 mil euros, financiados pela Fundação Vodafone Portugal.

https://jn.sapo.pt/2004/06/29/pais/aeronaves_e_viaturas_para_combater_f.html

=================================
10. Quercus cria rede de cidadãos para detecção de risco de incêndios

A associação ambientalista Quercus está a criar uma rede de cidadãos, já com 100 voluntários inscritos, para detectar fogos ou situações de risco de incêndio de forma a informarem as autoridades florestais.(…) O projecto, denominado «De Olhos na Floresta», tem o apoio financeiro da Direcção-geral de Recursos Florestais.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=4b73b50955e496343367212c3060ec3f

=================================
11. Incêndio por controlar em Coimbra

Quarenta e dois bombeiros estavam à hora de fecho desta edição a combater um incêndio florestal que deflagrou ontem no Dianteiro, Coimbra, informou uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). (…) A fonte disse que o fogo, detectado cerca das 19 horas, estava a devastar pinheiros, eucaliptos e mato, numa zona de acessos “muito difíceis”.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=60c931c74ed84435472a8f83fd588c40

=================================
12. Energia e transportes não valem o que custam
Por RICARDO DAVID LOPES

Os portugueses dão por mal empregue o dinheiro que gastam em energia e transportes, revela o Índice Nacional de Satisfação do Cliente em 2003 realizado pelo Instituto Português da Qualidade e divulgado ontem.

https://jn.sapo.pt/2004/06/29/economia/energia_e_transportes_valem_o_custam.html

=================================
13. Alqueva: montra de energias renováveis

A ministra da Ciência elegeu ontem o Alentejo e o Alqueva como uma “montra” das energias renováveis, como a eólica, solar ou hídrica. Maria da Graça Carvalho falava no final da conferência internacional sobre novas energias e energias renováveis. Quanto ao Alqueva, a ministra apontou o “imenso potencial” de utilização em torno do projecto, exemplificando com as culturas energéticas que, antes, eram impossíveis por falta de água. A governante reafirmou, em Évora, onde decorreu a conferência, a aposta do Executivo na investigação, desenvolvimento e demonstração das energias «verdes».

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=148559ac4540b79daabe3f1b48bde812

================================
14. Alerta parte da Associação de Amigos da Amendoeira

O responsável pela Associação dos Amigos da Amendoeira (AAA) alertou que a classificação de Património da Humanidade pode ser retirada ao Douro Vinhateiro pela UNESCO dada a falta de árvores nas bordaduras das vinhas.
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=92e046b3bfde21047600bbf9167b52a2

=================================
15.Ainda há crianças que não viram o mar
Por ANÍBAL RODRIGUES

“Eu não me assusto porque tenho aqui os colegas e a avó Graça”, foi a resposta pronta da Quélia, quando os jornalistas lhe perguntaram se tinha medo do mar.

https://jornal.publico.pt/2004/06/29/LocalCentro/LC35.html

=================================

Para se desligar / religar ou para ler as mensagens em modo página net
veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

=================================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do Público Local
Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho.

Selecção hoje feita por Maria Carvalho

Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
campo_aberto@oninet.pt
telefax 229759592
Apartado 5052, 4018-001 Porto

=================================

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

https://groups.yahoo.com/group/pned/

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
https://br.groups.yahoo.com/group/pned/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
https://br.yahoo.com/info/utos.html