• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

[PNED] 01 Abril 04 Boletim
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INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Abaixo apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, O Primeiro de Janeiro e do Público Local Porto e Minho, em 1 de
Abril de 2004.

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente, mas não
rigidamente, entre o Vouga e o Minho. Episodicamente, questões de âmbito
universal ou nacional em matéria de ambiente, urbanismo, património natural
ou cultural, desenvolvimento sustentável, ou temas correlatos, ou de outras
regiões, podem ser referidas quando tenham especial interesse ou possam
servir de exemplo ou contra-exemplo para o Noroeste.

Selecção hoje feita por José Carlos Marques

Quinta-feira, 1 de Abril de 2004

1. Molhes do Douro à Vista!
Porto/Molhes da Foz

Por ANDREA CUNHA FREITAS
Parece mentira, mas é verdade. Passados anos de espera, várias promessas
adiadas e projectos, é assinado hoje o auto de consignação que marca
definitivamente o início da obra de construção dos Molhes do Douro, orçada
em 25 milhões de euros.
http://jornal.publico.pt/publico/2004/04/01/LocalPorto/LP01.html

1.1 Impactos ambientais diminuem, mas ainda existem dúvidas

O processo de construção dos Molhes do Douro apostam na redução dos impactos
ambientais. Para isso, durante o decurso das operações estão previstas cinco
campanhas de monitorização ambiental, nomeadamente sobre a qualidade do ar,
ruído e vibrações, arqueologia subaquática, monitorização da flora e da
hidrodinâmica, transporte aluvionar e evolução costeira. No entanto, e
apesar da discussão pública em torno do projecto, o vereador do Ambiente da
Câmara do Porto, Rui Sá, alertou há pouco tempo para o perigo de a
infra-estrutura poder vir a provocar uma maior poluição nas praias de Vila
Nova de Gaia, uma vez que “pode haver uma mudança de corrente do rio para
Sul, levando consigo as areias e os lixos que descem o Douro”.

http://www.oprimeirodejaneiro.
pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=eccd4be99c4bd3
7c05
af303ac2cab8c8

2. OPINIÃO Repensar a Rotunda da Boavista
Porto/Jardins/Rotunda da Boavista

Por PEDRO GADANHO
Há pequenos gestos ou alterações que, uma vez introduzidos no quotidiano,
oferecem vislumbres de uma realidade alternativa que importa não deixar
escapar. .. A alteração viária que, neste momento, coloca o tráfego
automóvel no anel interior da Rotunda da Boavista pode ser uma dessas
oportunidades inesperadas.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/04/01/LocalPorto/LPOPI.html

3. Ambiente Revogou as Licenças para Plataformas de Mexilhão
Viana do Castelo/Caminha/Aquicultura/

Por CARLA SOFIA MARTINS
A Comissão de Coordenação Desenvolvimento da Região (CCDR) Norte já revogou
as três licenças precárias de ocupação do domínio público marítimo (DPM)
atribuídas a duas empresas de aquacultura que pretendem instalar plataformas
de mexilhão ao largo de Viana do Castelo e Caminha.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/04/01/LocalMinho/LM04.html

4. Câmara de Viana Não Quer Abdicar de Competências para Gestor do Centro
Urbano
Viana do Castelo/Gestão Urbana/Centros Urbanos

Por ANA PEIXOTO FERNANDES
A Câmara de Viana do Castelo recusa-se a adoptar a figura de gestor do
centro urbano, uma iniciativa resultante de uma parceria entre a
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e a Direcção-Geral da
Empresa (DGE) que está a ser desenvolvida em setre cidades portuguesas.

http://jornal.publico.pt/publico/2004/04/01/LocalMinho/LM06.html

5.Ecologia sobre rodas no ArrábidaShopping
Vouga/Automóvel/Economia de Combustível

A economia de combustível interessa a todos os cidadãos, seja pela vertente
economicista, seja pela vertente ambiental da questão. Com vista a realizar
este propósito, uma equipa do ISVouga concebeu um modelo do Urban Cars
Concept, pronto a ser comercializado, caso haja marca interessada.
“Ficaríamos contentes se este modelo conseguisse fazer 200 quilómetros com
apenas um litro de combustível”, testemunhou a «O Primeiro de Janeiro»
Miguel Bragança, um dos responsáveis pelo projecto. Este modelo de poupança
de energia está em exposição no ArrábidaShopping, integrado na mostra que
reúne os participantes portuguesas da Shell Eco-Marathon. Este concurso é
organizado todos os anos pela marca de combustíveis e lança o desafio da
poupança de energia às escolas e universidades de vários países da Europa.
Portugal tem-se feito representar nas últimas sete edições. A maior
conquista ocorreu em 2001, em que um protótipo chamado Toirão, conquistou o
primeiro prémio internacional de design. No ano seguinte, o Libelinha foi
agraciado com menções especiais em design e educação nacional. Ambos foram
concebidos pelo externato secundário do Soito, Sabugal. Os modelos integram
a exposição que vai estar patente até 18 de Abril.
Eulália Pereira
http://www.oprimeirodejaneiro.
pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3341055cdd5c82
8a88
052361c46fd2be

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