• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

[PNED] Boletim 24.02.04
Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo pagina, net
veja informacoes no rodape da mensagem.

Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2004

1. Águas do Minho e Lima Assume Abastecimento em Alta no Distrito de Viana em 2007
Por ANA PEIXOTO FERNANDES
O mercado do abastecimento público de água na região do Minho-Lima deverá sofrer profundas alterações a partir de 2007. Actualmente, os sistemas de captação e distribuição em alta e em baixa estão totalmente nas mãos dos municípios, mas dentro de três anos a sociedade Águas do Minho e Lima (AML) assumirá o fornecimento de água a todos os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo.
http://jornal.publico.pt/2004/02/24/LocalMinho/LM02.html

2. Nova Via Rápida Entre Tui e a A Guarda Terá Ligação à Ponte Cerveira-Goián
Por ANA PEIXOTO FERNANDES
O trajecto entre Tui e A Guarda, na Galiza vai poder fazer-se em cerca de 19 minutos, em vez dos actuais 35, a partir do final de 2007, quando estiver concluída a construção de uma via rápida com quatro faixas de rodagem que constituirá alternativa à velha PO 550 (estrada provincial) que liga aquelas duas localidades fronteiras ao rio Minho.
http://jornal.publico.pt/2004/02/24/LocalMinho/LM05.html

3. Obra dos molhes do Douro à vista no próximo Verão
Porto urbanismo Intervenção será consignada ainda este mês, mas só no calor se começarão a ver trabalhos de construção Arquitecto Carlos Prata estreou-se na concepção de projecto marítimo
arquivo jn Carla Sofia Luz
Só no Verão serão visíveis os trabalhos de construção dos molhes do rio Douro. O Instituto do Ambiente está a preparar o relatório da consulta pública do estudo de impacte ambiental do projecto do consórcio das empresas Somague/Irmãos Cavaco. Ainda es-te mês, será finalizado o processo, assinado o contrato e consignada a intervenção.
http://www.jn.pt/textos/out3034.asp

4. Um jardim na VCI
por bernardino guimarães ambientalista
Colocado como deve ser, no contexto da zona onde se insere, este espaço podia ser alvo de um estudo
Mesmo um pequeno espaço verde pode fazer toda a diferença. Oásis cercado pelo duro “deserto” urbano circundante, relva e árvores, resistindo entre automóveis, barulho e construções, é quanto basta para que moradores locais considerem esse espaço como seu. Assim sucede com o jardim estreitado entre a Via de Cintura Interna (VCI), Av. de Fernão de Magalhães e Rua de Contumil – ali bem perto do Hospital do Conde de Ferreira.
http://www.jn.pt/textos/out3037.asp

5. “Viaduto sobre o parque foi dimensionado para o Metro”
Porto opinião João Pires da Fonseca, autor do projecto de fundações e estruturas da actual travessia, surpreso com opção pela construção de novo viaduto Traçado foi estudado por especialista suíço
José Mota Carla Sofia Luz
Afinal, já se previa a passagem do Metro. O projecto do actual viaduto sobre o Parque da Cidade foi elaborado a pensar na substituição dos velhos eléctricos pelas composições do metropolitano na ligação entre o Porto e Matosinhos. João Pires da Fonseca, responsável pelo projecto de fundações e de estruturas do viaduto premiado recentemente pela Secil, garante que a hipótese foi contemplada na execução da travessia.
http://www.jn.pt/textos/out3038.asp

6. Fábrica cresceu à revelia da Câmara
Oliveira de Azeméis construção ilegal Empresário ignorou embargo e levou mesmo por diante a ampliação da unidade industrial
Jaimanuel Freire Salomão Rodrigues
No lugar de Teamonde, freguesia de Carregosa, um empresário desafiou a Câmara de Oliveira de Azeméis e procedeu à ampliação de uma fábrica sem licença. Mesmo depois de a autarquia ter embargado a obra.
http://www.jn.pt/textos/out3058.asp

7. Fábrica promete acabar com a poluição
mealhada
Marta Varandas
Alcides Branco, administrador da fábrica Lusoliva acusada pela população das freguesias do Luso e Vacariça de contaminar as águas e terrenos de algumas localidades – garante que “a questão está a ser resolvida”.
http://www.jn.pt/textos/out3059.asp

8. Universidade vai propor reordenamento do Buçaco
Aveiro
José Carlos Maximino
A Universidade de Aveiro vai apresentar à Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral (DRABL) um documento que deverá servir de base a uma candidatura ao Programa Operacional de Ambiente, com vista ao reordenamento da Mata Nacional do Buçaco.
http://www.jn.pt/textos/out30520.asp

9. Zona histórica e habitacional ganham mais 96 passadeiras
barcelos segurança Projecto da Câmara Municipal vai custar cerca de 130 mil euros e deverá estar concluído dentro de três meses Campanha rodoviária será depois alargada a outras freguesias
joão grilo Liliana Rodrigues
http://www.jn.pt/textos/out30522.asp

10. Mais eléctricos no Porto até final do ano
Circular de eléctrico em torno do Hospital de Santo António vai ser uma realidade até ao final do ano. As obras devem começar logo após o Euro 2004, permitindo, assim, fechar o anel de carris entre as ruas da Restauração, do Viriato, Faculdade de Ciências, Carmo e Jardim do Carregal. Fechar o sistema dos diversos trechos de carril que actualmente existe, nomeadamente na Baixa portuense, é um objectivo da STCP, mas faltam verbas.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3f68fa5247fe02c8da4f7af83e0d6534

11. Automóveis vão atravessar o jardim
Intervenção na Rotunda da Boavista

As obras do metro na Avenida da Boavista vão implicar desde já um conjunto de intervenções na própria Rotunda da Boavista. Aliás, já está asfaltado um pedaço do jardim para permitir a passagem de viaturas.
Ao longo desta semana, os serviços do pelouro do Ambiente vão iniciar as operações de transplantação de seis árvores de pequeno porte, dado que a partir do final desta semana a rotunda será atravessada parcialmente pelos automóveis. Na rotunda já foi colocado um tapete betuminoso para o efeito. O atravessamento do jardim manter-se-á durante os próximos meses. No âmbito da construção da ligação pedonal subterrânea entre a Avenida da Boavista e a estação da Casa da Música, a empresa Metro do Porto e a autarquia portuense procederão a significativas alterações de trânsito nas imediações da Rotunda da Boavista. A empreitada significará então o desvio do trânsito que normalmente se fazia em redor dos jardins da rotunda. Para isso, foi colocado no fim-de-semana um tapete betuminoso na plataforma dos jardins, permitindo assim o desvio dos automóveis provenientes da Avenida da Boavista e Avenida de França, mas também das ruas 5 de Outubro e Nossa Senhora de Fátima. Até ao final desta semana será ainda colocada a sinalização vertical e horizontal, alertando os automobilistas para as alterações. Importa referir que tanto a Empresa Metro do Porto como a própria autarquia já anunciaram a intenção de ter a construção da linha na Avenida da Boavista pronta a tempo do Euro 2004. Segundo informações da Câmara do Porto, a obrigatoriedade de circulação automóvel condicionada pelo interior da rotunda implicará, então, à transplantação de seis árvores de pequeno porte, bem como o abate de outra que já apresentava debilidades. As seis árvores serão tansplantadas pelos serviços do pelouro do Ambiente para o viveiro municipal.
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=73ed8b075cb510633a341b4215076b6b

INFORMACAO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentou-se o sumario e/ou resumos de noticias de interesse
urbanistico/ambiental publicadas na edicao electronica do Jornal de
Noticias, do jornal Público e de O Primeiro de Janeiro.

Esta lista foi criada e e animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados socios ou nao sócios. O seu ambito específico
sao as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho.

Selecção hoje feita por Alexandre Bahia

O arquivo desta lista desde o seu inicio e acessivel atraves de

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

http://groups.yahoo.com/group/pned/

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Links do Yahoo! Grupos
Para visitar o site do seu grupo, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/pned/

Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário