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Boletim PNED de 18 de Janeiro de 2004

[PNED] Boletim 18.01.04
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Domingo, 18 de Janeiro de 2004

1. Comboios Directos de Lisboa a Guimarães e Braga
Público/país/transportes

A CP deverá lançar, a partir de Maio, um serviço intercidades directo
entre Guimarães e Lisboa. A empresa pretende tirar partido da
modernização da Linha de Guimarães que, por estar electrificada e
reconvertida em bitola larga, poderá ter comboios directos para qualquer
ponto do país.

https://jornal.publico.pt/publico/2004/01/18/LocalLisboa/LL66.html

2. Aberturas da lagoa ao mar continuam a ser polmicas
JN/Espinho/ambiente

Domingos Monteiro, deputado municipal independente do PSD e presidente
da Associao Paramense de Defesa dos Interesses Locais (APARDIL),
considera que interesses contrrios aos de Espinho e preservao do
Ambiente possam estar por detrs da deciso de controlar as aberturas da
lagoa de Paramos ao mar.

https://www.jn.pt/textos/out1031.asp

3. Eléctrico turístico vai subir da marginal até ao Carmo
Público/Porto/transportes

A malha incompleta de carris, deixada pela Sociedade Porto 2001, começa
a ser bordada em Fevereiro nazona do Carmo e, mais tarde, chegará à
Baixa do Porto. O comboio turístico da marginal fluvial vai subir à
Praça de Parada Leitão e ao Hospital de Santo António. Sem uma frota de
eléctricos rápidos disponível, a Câmara portuense e a Sociedade de
Transportes Colectivos do Porto (STCP) contam com o velho amarelo para
cumprir a função de “transporte complementar”.

https://www.jn.pt/textos/out1034.asp

4. Metro da Boavista avança sem conquistar consenso
JN/Porto/transportes

“Quando se instalar o Metro, a Avenida da Boavista será uma nova
Boavista”. O aviso partiu de Ricardo Figueiredo, a poucos dias de
arrancar a requalificação da rotunda e parte da avenida. Apesar de já
ter aval do Governo, a implantação da Linha Laranja do Metro continua a
não ser consensual entre os urbanistas.
(…) “Sou um defensor de que o eléctrico saia das garagens e passeie
pela cidade. A Linha da Boavista podia ser um eléctrico. Até já existia
o canal”, argumenta Alexandre Burmester, enquanto Gomes Fernandes
considera contraditória a vontade camarária dereabilitação do eléctrico
em relação à decisão de colocar o Metro a rolar na Boavista: “É uma
incongruência”.

https://www.jn.pt/textos/out1035.asp

5. Obra do Nó da Arrábida arranca na Primavera
JN/Gaia/transportes,urbanismo

(…)Por outro lado, salientou o presidente da autarquia, a obra de
remodelação viária vai permitir, também, a reabilitação urbana da parte
alta da Afurada, uma vez que a zona baixa da freguesia está a ser alvo
de intervenção com o programa Polis.

https://www.jn.pt/textos/out1037.asp

6. PS critica abandono no associativismo
JN/Gaia/associativismo

https://www.jn.pt/textos/out1038.asp

7. Jardins de Santa Bárbara são exemplo de civismo
JN/Braga/urbanismo

https://www.jn.pt/textos/out10510.asp

8. O Encontro: EUA no Centro das Críticas do Fórum Social em Bombaim
Público/mundo

Milhares de pessoas – cerca de 100 mil segundo correspondentes
estrangeiros – participaram ontem, em Bombaim (Índia), na primeira
jornada de trabalho do Fórum Social Mundial (FSM), inaugurado na
sexta-feira.

https://jornal.publico.pt/publico/2004/01/18/Mundo/I05.html

9. Acção Popular Contra Túnel do Marquês Entrou no Tribunal. Câmara
Dificultou Consulta do Processo
Público/Lisboa/urbanismo

O advogado José Sá Fernandes entregou esta semana, no Tribunal
Administrativo e Fiscal de Lisboa, uma acção popular contra o túnel do
Marquês, invocando entre outros factos a inexistência de um projecto de
execução aprovado pela autarquia lisboeta.

https://jornal.publico.pt/publico/2004/01/18/LocalLisboa/LL01.html
https://jornal.publico.pt/publico/2004/01/18/LocalLisboa/LL01CX01.html

INFORMACAO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentou-se o sumario e/ou resumos de noticias de interesse
urbanistico/ambiental publicadas na edicao electronica do Jornal de
Noticias, de O Primeiro de Janeiro e do Publico Local Porto e Minho, em
18 de Janeiro de 2004.

Esta lista foi criada e e animada pela associa