• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

20 Julho INFO
(Para qualquer problema com esta lista, ver informacoes no final do texto e
instrucoes no rodape da mensagem)

Domingo, 20 de Julho de 2003

PUBLICO

1. Da Guerra Contra a Natureza à Redução da População Europeia
A demografia e as ambições da União Europeia

A demografia, disse Augusto Comte, é destino. Numa altura em que a União Europeia discute o seu conceito estratégico e se assume como um actor global com responsabilidades importantes na área da segurança internacional é importante chamar a atenção para o impacto da demografia no futuro da Europa. Ao longo das duas últimas décadas a população da maioria dos países europeus tem vindo a diminuir. Na base deste declínio estão uma série de valores sociais politicamente poderosos e em relação aos quais os governos têm mostrado enorme deferência. O decréscimo da população dos países europeus será acompanhado pelo seu progressivo envelhecimento.

2. Famalicão Gostaria de Se Juntar a Braga e Guimarães na Candidatura a Capital da Cultura

3. IEPs Transfere Mais de 37 Quilómetros de Estradas para a Câmara de Famalicão

JN

1. Matosinhos – Futura linha percorrerá o centro da freguesia e parte do Senhor de Matosinhos rumo à Rua de Belchior Robles, em frente à Petrogal.

OMetro chegará a Leça da Palmeira. O estudo da futura linha, que percorrerá o centro da freguesia de Matosinhos, encontra-se concluído e será submetido a discussão pública. Ainda não há prazos para a construção da ligação, que necessita do aval do Governo para avançar.
O novo trajecto engata no término da Linha Azul (a única ligação do Metro concluída e em funcionamento) na Estação do Senhor de Matosinhos e, ao longo de cerca de três quilómetros, ruma até à Petrogal.

2. Matoinhos – Praia de Angeiras interdita a banhistas

Concessionário contesta análise negativa da água e mostra últimos resultados que a consideram boa. A bandeira vermelha está hasteada em permanência devido às análises da qualidade da água. Foram detectados valores de coliformes fecais cerca de quatro vezes superiores aos permitidos por lei e o aviso, do Ministério do Ambiente, indica que ali “está interdita a prática balnear”.

3. Porto – Colocação do Pelourinho na Ribeira (historia)

No espaço “enobrecido” da Praça da Ribeira, que foi a primeira de carácter secular do burgo, foi colocado o pelourinho, símbolo do poder municipal que, até 1531, havia estado “fronteiro à Casa da Câmara”, junto à Sé. Isto é o que diz a tradição. Mas há quem defenda a hipótese de o pelourinho ter estado em Miragaia, num sítio que ficava nas traseiras da igreja, num pequeno largo que se chamou mesmo Largo do Pelourinho.

4. Porto – Regras vão mudar no Nó de Francos

Começa amanhã, finalmente, a ser desatado o tão problemático Nó de Francos, com a supressão do ramo que faz a ligação, no sentido Freixo/Arrábida, da Via de Cintura Interna (VCI) à Rua 5 de Outubro. Pretende-se que estas obras de remodelação estejam prontasa tempo do Euro 2004.

INFORMACAO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentou-se o sumario e/ou resumos de noticias de interesse urbanistico/ambiental publicadas na edicao electronica do JN e do Publico Local Porto e Minho, em 20 de Julho de 2003. A seleccao e da associacao Campo Aberto.

Para os textos integrais consultar:

http://jn.sapo.pt/eddia/eddia1.asp

http://jornal.publico.pt/publico/2003/07/20/indice.html

ou as respectivas edicoes em papel.

PNED = Porto e Noroeste em Debate

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário