Metro na Rotunda da Boavista: não a mais um facto consumado!

by | Mai 22, 2003 | sem categoria | 0 comments

Depois do fracasso estrondoso em que se saldou o programa urbanístico da Porto 2001, a semântica
da palavra “requalificação”, papagueada a quatro ventos por tudo e por nada,
perdeu o seu verdadeiro significado. Foi, por isso, com grande apreensão que a
Campo Aberto ouviu e leu as declarações do Presidente da Câmara relativamente à
“requalificação” da Rotunda da Boavista.

De uma forma modesta mas muito frontal, a Campo Aberto opõe-se ao atravessamento da Rotunda pelo Metro.
Este Jardim histórico da cidade, que remonta a 1868, apresenta um valor
incalculável para os portuenses e merece indubitavelmente ser salvaguardado de
uma intervenção que se poderia transformar num novo “Jardim do Marquês”. Tal
repetição, abatendo ou irremediavelmente condenando árvores adultas de uma
incrível beleza – algumas com mais de um século –, constituiria um crime
inconcebível nos dias de hoje, agravado pela situação de quase ataque
sistemático de que os parcos jardins da cidade têm sido alvo.

Como bem demonstrou pela negativa o caso da Cordoaria, os jardins históricos do Porto devem ser objecto
de cuidadosas reconstituições e recuperações com base em fontes documentais –
não de intervenções casuísticas motivadas por utilizações que constituem
flagrantes desvios ao seu valor primacial de espaços onde deve imperar a
árvore, o sossego, a beleza e a fidelidade a um passado rico.

Cremos que esta situação se deve ao urbanismo caótico que tem caracterizado o desenvolvimento do Porto
na última década, que não soube antecipar devidamente a necessidade de
infra-estruturas fundamentais como o metro ligeiro, reservando para eles o
espaço necessário. Os jardins surgem nos dias de hoje como presas fáceis, os
locais desocupados que restam e que os burocratas pensam estar disponíveis para
neles instalar estruturas pesadas.

Seguramente que a Rotunda da Boavista pode e deve ser melhorada. Não compreendemos, por exemplo, por que
não foram ainda tomadas medidas para facilitar o acesso dos peões ao jardim.
Mas isso é muito diferente de uma qualquer decisão apressada, mal pensada,
imposta por discutíveis imperativos técnicos do metro que, apesar de todas as
suas virtudes, não pode continuar a desfigurar impunemente jardins e espaços verdes,
inclusive aqueles que constituem um legado da história do Porto. O novo, sim,
mas sem destruição da memória da cidade. Preocupa-nos, pois, que argumentos
como “a Rotunda é pouco frequentada” ou que “precisa de ser requalificada”,
aduzidos pelo Presidente da autarquia, possam ser utilizados para justificar
uma intervenção potencialmente desastrosa.

Acresce que, segundo o Decreto-Lei n.º 69/2000, a construção de linhas de metropolitano com extensão
superior a 5 km é necessariamente precedida de uma Avaliação de Impacto
Ambiental [1] (AIA), o que é manifestamente o caso já que a linha da Boavista se estenderia
por 7 km. Dado que esta linha não foi incluída na AIA inicial do Metro do
Porto, o projecto terá obrigatoriamente de cumprir este requisito legal, assegurando-se,
pelo menos por esta via, a participação pública e a proposta e avaliação de
alternativas (entre elas, é necessário demonstrar que um eléctrico rápido, ao
qual estaria associado um impacto muito menor, não cumpre as mesmas funções que
o metro).

O actual executivo foi eleito com base numa perspectiva urbanística que excluía novos episódios como a
destruição de jardins públicos ou a justificação de torres no Parque da Cidade
sob pretexto de serem de autoria de arquitectos famosos ou por eles apoiadas.
Custa a crer que o presidente Rui Rio siga agora uma filosofia e uma
metodologia a que teve a coragem de se opor no caso do Parque da Cidade.

Que a Câmara do Porto tenha, agora, a coragem de promover um debate público digno desse nome sobre
todos os aspectos, alguns dos quais até agora nada transparentes, relacionados
com o impacto na cidade das obras do metro.

Apelamos à Câmara e em especial a Rui Rio que repensem, em conjunto com os cidadãos e em nome da
cidade do Porto, o atravessamento da Rotunda da Boavista pelo metro.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama