• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

[PNED] 9 de Novembro
Resumo de noticias de interesse urbanistico/ambiental relativas ao Porto e Noroeste, no JN e no Publico (Local Porto) de sábado 9 de Novembro de 2002.

(PNED= Porto e Noroeste em Debate)

9 de Novembro de 2002

JN

Camara concluiu demolicao de anexo ilegal

A Camara Municipal do Porto finalizou, anteontem, a demolicao coerciva de um anexo nas traseiras de uma farmacia na Ramada Alta, construido ilegalmente. O proprietario do barraco, Antonio Pereira Nevoa, foi notificado, pela primeira vez, a 31 de Julho, com duas opcoes: demolir ou legalizar a obra no prazo de 15 dias. Optou pela legalizacao, mas não o fez dentro dos prazos legais, so a 29 de Agosto.

Embargo de 1984 custa 2,5 milhoes

Camara do Porto não conseguiu pagar com terreno indemnização a empreiteiro

A Câmara do Porto pagou, ontem, à empresa Eduardo Gil a indemnizacao de 2,5 milhoes de euros, referentes ao embargo decretado em 1984, ao empreendimento “Conjunto da Foz Velha”.

Fernando Melo, o grande ausente

Como reduzir a producao de lixo foi um dos topicos desenvolvidos na primeira das Conferencias
Lipor ALICE RIOS

“Diz-me como esta organizada a cidade em que vives que eu digo-te em que pais moras”. A metonimia foi ontem utilizada por Viriato Soromenho Marques, membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel, na primeira de um ciclo de conferencias comemorativas do 20.º aniversário da Lipor. “O desenvolvimento sustentavel ao nivel local” foi o tema desta primeira conferencia, que teve lugar no Salao Nobre da Camara de Matosinhos.

Metro proporciona avenida renovada

Gaia vai dar prioridade aos peoes e a paisagem urbana aumentando passeios e diminuindo faixas de rodagem erika nunes

Os desenhos da nova Avenida da Republica, em Gaia, ainda nao estao acabados, mas os tecnicos da empresa municipal Gaiaurb ja sabem muito bem como vai ficar aquela arteria quando o Metro circular. Basicamente, mantem-se o corredor central, a ocupar pelas linhas do Metro, mas com 12 metros de largura (maior do que o espaco actualmente ocupado pelas faixas de BUS). Ao lado do canal de Metro, os passeios terão metro e meio de largura, de ambos os lados, duplicando a medida junto as estacoes. O peao será privilegiado, com os passeios marginais da avenida a crescer para 2,5 a 2,7 metros – dependendo da existencia de arvores ou da proximidade de alguma estacao do Metro.

Novos comboios rapidos e seguros

Viagem inaugural realiza-se, hoje, entre Penafiel e Campanha CLARA VASCONCELOS

Os novos comboios que hoje começam a circular nas linhas de suburbanos do Porto são mais rapidos, mais seguros, mais confortaveis e mais bonitos. Pelo menos, e essa a convicção de Luis Ramos, o director de marketing da fabrica da Amadora, em Lisboa, que os esta a construir. Os exteriores, em inox, são decorados a vermelho-sangue e amarelo-torrado. Lá dentro, os bancos são também vermelhos, pintalgados de azul, verde e amarelo. Um design assinado pelo escultor Santa Barbara. Parecem amplos e espaçosos e essa noção e dada pela ausência de portas divisorias entre as tres carruagens.

Projecto imobiliario une STCP e Expo

Quatro estacoes de recolha serao transformadas em empreendimentos de habitacao, comercio e serviços hugo silva

A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) vai associar-se a Parque Expo para a realização dos projectos de renovacao urbana do espaço ocupado pelas estacoes de recolha de Francos, da Corujeira, da Circunvalacao e da Areosa.

Fafe: Associacao da Pica critica Instituto de Estradas

Parcidio Sumavielle contesta processo de expropriacao JOAQUIM FORTE

“O ICOR (actual Instituto de Estradas de Portugal) prepara-se para tomar posse, a qualquer preço, das parcelas de que necessita aproveitando-se da situacao e da relativa ignorancia dos interessados”. E nestes termos que a Associacao Cultural e Desportiva da Pica (Fafe) contesta o processo de expropriacoes com vista a construcao da A7/IC5/IC25, sublanço Fafe/Bastos, no ambito da concessao Norte. Segundo Parcidio Sumavielle, presidente da Direccao, em última instancia, a ACDP avançara com uma providencia cautelar para suspender o processo. O protesto ja foi comunicado ao presidente da Republica, primeiro-ministro, procurador-geral da Republica e ao Ministerio das Obras Publicas.

Burros em baixa

Va-se la saber por que é que lhes chamam burros. São inteligentes, se a tal personificacao nos podemos atrever, brincam, criam afecto pelas pessoas que lhes sao praximas, tem bom ouvido, reconhecem o carro dos donos, enfim… Trabalham que se fartam e nada pedem em troca a nao ser umas festas, nao exigem grandes cuidados com a alimentacao e resistem muito bem as doenças.

Vila Nova de Famalicao: Urbanismo tem novo regulamento

MAGALHÃES COSTA

O concelho de Vila Nova de Famalicao vai ser dotado, ate ao final do ano, de um “Conselho da Cidade”, orgao de natureza independente e autonomo, vocacionado para as questoes do urbanismo e do ordenamento do territorio. A revelacao foi feita pelo vereador Jorge Paulo Oliveira, na apresentacao do Regulamento Municipal de Urbanizacao e de Edificacao da Vila Nova de Famalicao, que ontem, Dia Mundial do Urbanismo, entrou em fase de discussao publica.

Publico

Comboios de Nivel Europeu a Caminho do Grande Porto
Por CARLOS CIPRIANO

O ministro dos Transportes, Valente de Oliveira, apresenta hoje em Penafiel, pelas 15h00, os comboios suburbanos do seculo XXI para o Grande Porto e visitara um troço da Linha do Douro, entre Cete (Paredes) e Caide (Lousada), que acaba de sofrer obras de modernizacao, a cargo da Refer, no valor de 82 milhoes de euros. TEXTO
Do Bom e do Melhor
Por CARLOS CIPRIANO

Barcelona Inspira Intervencao no Centro Historico de Gaia e na Avenida da Republica
Por NUNO CORVACHO

Cerca de quatro milhoes de metros quadrados de fachadas foram recuperados nas ultimas duas decadas na cidade de Barcelona, o que corresponde a 25 por cento do seu tecido urbano. TEXTO

Governo Vai Financiar Desenvolvimento Local Sustentado
Por JORGE MARMELO

Passos concretos TEXTO

Camara Pagou 2,5 Milhoes de Euros
Por M.B.

A Camara Municipal do Porto tera pago ontem cerca de 2,5 milhoes de euros (cerca de 500 mil contos) de indemnizacao a empresa Eduardo Gil, por ter mantido embargado durante nove meses, em 1984, o empreendimento “Conjunto da Foz Velha”. A indemnizacao foi fixada pelo Supremo Tribunal Administrativo, sendo o corolario da accao judicial que o construtor moveu a autarquia por causa daquele embargo. TEXTO

P/Direito de Resposta Parque da Cidade Ao abrigo da Lei n. 2/99 de 13 de Janeiro, solicito a publicacao da seguinte resposta: TEXTO

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@egroups.com

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@egroups.com

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@egroups.com

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

http://www.egroups.com/group/pned

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: http://br.yahoo.com/info/utos.html

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário